O governo federal está disponibilizando a substituição gratuita das antigas antenas parabólicas por novas parabólicas digitais para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), incluindo os beneficiários do Bolsa Família. Essa iniciativa visa garantir a continuidade do acesso à TV aberta, uma vez que o sinal das parabólicas tradicionais está sendo desligado em todo o país.
A troca dos equipamentos é coordenada pela Siga Antenado, entidade criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para auxiliar a população durante essa transição. As famílias elegíveis têm até o dia 30 de junho para solicitar a instalação gratuita da nova parabólica digital. O agendamento pode ser realizado por meio do site oficial (www.sigaantenado.com.br) ou pelo telefone 0800 729 2404.
Para ter direito ao kit gratuito, é necessário atender aos seguintes critérios:
-
Estar inscrito no CadÚnico;
-
Utilizar uma antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
- PUBLICIDADE -
A nova parabólica digital proporciona uma experiência aprimorada, com melhor qualidade de som e imagem, além de maior estabilidade no sinal. Além disso, amplia a oferta de canais disponíveis, incluindo programações regionais e nacionais.
A modernização das antenas também é fundamental para a implementação da tecnologia 5G no Brasil, pois libera a faixa de frequência anteriormente ocupada pelas parabólicas convencionais, evitando interferências no novo sinal.
As famílias que ainda não possuem cadastro no CadÚnico devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para se inscrever e, assim, ter acesso a este e outros benefícios sociais.
Não perca o prazo: garanta a substituição gratuita da sua antena parabólica até 30 de junho e continue desfrutando da programação da TV aberta com qualidade e estabilidade.