Recentemente, surgiu uma notícia sobre uma suposta indenização de R$30 mil pela Serasa Experian devido a um vazamento de dados, gerando expectativas entre os brasileiros. A informação indicava que este pagamento seria uma compensação para os afetados pela violação de privacidade e segurança de dados.
Esclarecimento da Serasa Experian
No entanto, a Serasa Experian emitiu uma nota desmentindo essas informações. A empresa esclareceu que as notícias sobre a suposta condenação de indenização de R$ 30 mil são falsas e não há decisão judicial nesse sentido. A Serasa também informou que não houve invasão de seus sistemas nem indícios de vazamento originado em suas bases de dados. A empresa reforçou seu compromisso com a segurança dos dados e o cumprimento da legislação brasileira.
Segue a nota da empresa na íntegra.
A Serasa Experian esclarece que as notícias que fazem menção à suposta condenação de indenização de R$ 30 mil são falsas, contribuindo para confundir o consumidor. Não existe nenhuma decisão judicial nesse sentido. Importante pontuar que o pedido liminar requerido pelo MPF foi indeferido.
A empresa informa, ainda, que já demonstrou a ausência de invasão de seus sistemas ou indícios de que o suposto vazamento tivesse tido origem em suas bases de dados. Também é relevante esclarecer que essa ação judicial não possui qualquer relação com a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal, já inclusive encerrada, referente aos serviços “Lista Online” e “Prospecção de Clientes”, os quais foram descontinuados em 2020.
A Serasa Experian reforça que proteger a segurança dos dados é sua prioridade número um e cumpre rigorosamente a legislação brasileira.