PERIGO NA REDE: O segredo que os hackers não querem que você saiba sobre seu roteador

Você sabia que o seu roteador pode ser alvo de ataques cibernéticos? Um roteador é um dispositivo que conecta a sua rede doméstica à Internet, mas também pode ser usado por hackers para invadir a sua rede e acessar os seus dados pessoais, financeiros e profissionais. Pensando nisso, hoje vamos revelar o segredo que os hackers não querem que você saiba sobre seu roteador e como protegê-lo dessas ameaças.

- PUBLICIDADE -

Dessa forma, você estará seguro contra ciberataques e poderá desfrutar das comodidades da Internet sem sustos e sem transtornos. Portanto, continue lendo até o final para não perder nada importante!

O segredo que os hackers não querem que você saiba sobre seu roteador

O primeiro segredo é usar uma senha forte para o seu roteador. A saber, muitas pessoas usam as credenciais de acesso padrão do fabricante do roteador, como admin/admin ou admin/password. Porém, essas senhas são muito fáceis de adivinhar ou descobrir por meio de programas de força bruta. Assim, os hackers podem testar essas senhas até encontrar a correta e entrar no seu roteador em poucos minutos.

- PUBLICIDADE -

Para evitar isso, você deve mudar as credenciais de acesso do seu roteador assim que instalá-lo ou atualizá-lo. Você pode usar uma senha complexa, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Você também deve evitar usar nomes próprios, datas ou palavras simples na sua senha. Além disso, é importante alterar a senha periodicamente e não compartilhá-la com ninguém.

Observe a atualização do seu firmware

O segundo segredo é verificar se o seu firmware está atualizado. Firmware é o software integrado ao hardware do roteador que diz ao aparelho como ele deve funcionar. Então, se o firmware do seu roteador tiver alguma vulnerabilidade de segurança, um hacker pode se aproveitar disso para explorar as falhas e acessar as suas configurações administrativas.

- PUBLICIDADE -

Por isso, é importante conferir regularmente o site do fabricante do roteador para ver se há novas atualizações disponíveis e instalá-las assim que possível.

Não deixe sua rede aberta: mais um segredo que os hackers não querem que você saiba sobre seu roteador

O terceiro segredo é monitorar a atividade da sua rede Wi-Fi. Afinal, se você deixar a sua rede aberta ou sem senha, qualquer pessoa pode se conectar à ela sem autorização e usar os seus dados ou instalar malwares no seu computador ou celular.

Para evitar isso, você deve sempre utilizar redes Wi-Fi com senha, mesmo que seja em casa. Assim, basta passar a senha somente para as pessoas que você autorizar o acesso. Isso é muito mais seguro do que deixar a rede aberta.

Use um antivírus

O quarto segredo é usar um antivírus confiável no seu computador ou celular. Isso porque um antivírus pode proteger os seus dispositivos contra vírus, spywares, ransomwares e outros tipos de malwares que podem ser enviados por hackers através de e-mails falsos ou links maliciosos.

Alguns desses malwares podem infectar o seu sistema operacional ou apagar os seus arquivos importantes. Por isso, é essencial manter o seu antivírus atualizado e fazer varreduras periódicas na sua rede.

Agora que você já sabe o segredo que os hackers não querem que você saiba, coloque as dicas em prática e evite dores de cabeça!

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga nosso perfil no Instagram: @mauriciosfreitas
Siga nosso perfil no Twitter: @mauriciofreitas
Siga nossa página no Facebook: @mauriciosfreitas
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @mauriciosfreitas

 

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Jornalista, Ator, Locutor, Dublador de Cinema e TV, Voz de diversos personagens e grandes marcas com trabalhos realizados em diversos segmentos, atuando e TV, Rádio, internet e mídia impressa. Dirige desde setembro de 2008 o site de notícias Mauricio Freitas, atuando como diretor de conteúdo da SC Comunicação, empresa jornalística responsável pela edição de diversos portais de conteúdo na internet.

Veja mais