Como aumentar em até 50% a velocidade do roteador de internet? Confira essas dicas simples

Hoje mostraremos como você pode aumentar em até 50% a velocidade do roteador com medidas aparentemente simples.

- PUBLICIDADE -

Aliás, você sabia que a velocidade da sua conexão Wi-Fi pode ser muito influenciada pelo seu roteador? Um roteador velho, mal posicionado ou configurado incorretamente pode comprometer a qualidade e a estabilidade da sua rede sem fio. Mas não se preocupe, pois existem algumas maneiras simples de melhorar o desempenho do seu roteador e aproveitar ao máximo a sua Internet.

Sendo assim, hoje vamos mostrar como você pode fazer isso sem muito trabalho. Acompanhe até o final para descobrir!

- PUBLICIDADE -

Automatize uma programação de reinicialização: isso ajuda a aumentar a velocidade do roteador

Uma das causas mais comuns de lentidão na conexão Wi-Fi é o desligamento e o reinício do roteador. Isso pode acontecer por vários motivos, como falhas no sistema operacional, atualizações de firmware ou problemas de hardware.

Para evitar que isso ocorra com frequência, você pode configurar o seu roteador para reiniciar automaticamente em horários específicos, como à noite ou durante as horas de menor tráfego na rede. Assim, você garante que o seu roteador esteja sempre funcionando da melhor forma possível.

- PUBLICIDADE -

Para fazer isso, você precisa acessar as configurações do seu roteador pelo navegador web, usando o endereço IP padrão (geralmente 192.168.0.1 ou 192.168.1.1) e o nome de usuário e senha fornecidos pelo fabricante (geralmente admin/admin ou admin/password). Depois, procure pela opção de programação de reinicialização e escolha os horários desejados para o evento ocorrer.

Torne seu roteador mais rápido com uma nova antena

Outra forma de melhorar a velocidade da sua conexão Wi-Fi é trocar a antena do seu roteador por uma mais potente e direcionada. A saber, a antena é responsável por transmitir e receber os sinais sem fio entre o roteador e os dispositivos conectados à rede. Então, uma antena ruim pode causar interferências, perda de sinal ou baixa cobertura em algumas áreas da casa.

Para escolher uma boa antena para o seu roteador, você deve levar em conta alguns fatores, como:

  • A frequência: existem dois tipos principais de frequência usadas pelos dispositivos sem fio: 2,4 GHz e 5 GHz. A primeira é mais compatível com os aparelhos mais antigos, mas também é mais sujeita a interferências de outros dispositivos que usam essa mesma faixa (como micro-ondas ou telefones sem fio). A segunda é mais rápida e estável, mas também tem um alcance menor e pode não ser suportada por alguns aparelhos mais novos;
  • O padrão: existem dois padrões principais usados pelos dispositivos sem fio: 802.11a/b/g/n/ac/ax (Wi-Fi 4/5/6). O primeiro é mais lento e limitado pela distância entre o dispositivo e o ponto de acesso (AP). Porém,o segundo é mais rápido e capaz de transmitir dados em alta velocidade para longas distâncias.

Desobstrua o alcance para aumentar a velocidade do roteador

Algo que as pessoas muitas vezes não sabem é que deixar o roteador atrás de paredes, superfícies metálicas ou espelhadas pode atrapalhar o sinal. Por isso, deixe o aparelho em um lugar livre e de preferência no alto.

Além disso, para garantir que o sinal chegue em outros cômodos da casa, o ideal é usar repetidores.

Gostou de saber como aumentar a velocidade do seu roteador em até 50%? Agora coloque essas dicas em prática e não sofra mais com Internet lenta!

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga nosso perfil no Instagram: @mauriciosfreitas
Siga nosso perfil no Twitter: @mauriciofreitas
Siga nossa página no Facebook: @mauriciosfreitas
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @mauriciosfreitas

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Portal Maurício Freitas
Portal Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Da redação do Portal Maurício Freitas. Uma Publicação da Maurício Freitas Comunicação Ltda E-mail: [email protected]

Veja mais