O FGTS Digital, uma plataforma que integra sistemas e simplifica processos para empresas, enfrenta uma parada técnica. Essa ferramenta, oportuniza às empresas uma forma mais eficaz de lidar com suas obrigações referentes ao FGTS. Então, com essa interrupção, que ocorre no período de 27 de novembro e 3 de dezembro, deste mesmo ano, haverá a incorporação de novas aplicabilidades e ajustes da versão S-1.2 do eSocial.
Desse modo, o sistema ficará inativo por alguns dias, retornando à disponibilidade somente a partir de quatro de dezembro.
Essa parada técnica traz algumas mudanças. Além do mais, permitirá a limpeza completa da base de dados, permitindo que as empresas testem outra vez a emissão de guias já emitidas no ambiente de testes.
Quer saber mais detalhes sobre essa parada técnica do FGTS Digital? Então continue a leitura do texto até o final!
A finalidade do FGTS Digital
Antes de mais nada é preciso lembrar que o FGTS Digital é uma solução virtual com o objetivo de facilitar o gerenciamento das obrigações do FGTS para as empresas. Sua missão, conforme o projeto do Governo Federal, é integrar sistemas. Além de simplificar processos, permitindo que as empresas cumpram suas obrigações de maneira ágil e sem complicações.
A tecnologia por trás desse sistema unificado permite uma gestão mais eficiente, eliminando burocracias e fornecendo ferramentas para lidar com uma variedade de processos relacionados ao FGTS.
A nova ferramenta digital, teve a sua criação a fim de trazer benefícios tanto para os empregadores quanto para os colaboradores, prometendo muito mais controle e transparência.
Mudanças durante a parada técnica do FGTS Digital
Durante a parada técnica do ambiente de testes em Produção Limitada do FGTS Digital, várias mudanças serão resolvidas. Uma das mais impactantes será a limpeza completa da base de dados do sistema. Isso oferecerá aos empregadores a oportunidade de testar novamente a emissão de guias que as empresas geraram em outro momento nesse ambiente.
Além disso, ocorrerá o povoamento de dados e subsídios de trabalhadores, começando a partir de eventos transmitidos no eSocial a partir de 27 de novembro de 2023.
Esses ajustes permitirão uma simulação mais precisa e específica das operações referentes ao FGTS.
Cadastro, procurações e dados do eSocial
Durante esse período de transição, é importante notar que o cadastro do empregador e as procurações com registro no sistema permanecerão intactos, sem serem apagados. Dessa maneira, apenas os dados dos trabalhadores e os subsídios passarão pela limpeza no ambiente de testes.
Assim, o carregamento inicial dos dados do eSocial no ambiente de produção limitada do FGTS Digital terá a sua realização de forma individual para cada colaborador da entidade, incluindo seu histórico de eventos relevantes para a gestão do FGTS.
Quando entre em operação o novo ambiente de testes do FGTS Digital
Então, esse novo ambiente de testes entrará em operação quando o empregador enviar qualquer evento com vínculo a partir de 27 de novembro de 2023.
A partir de então, será possível a visualização desses dados no ambiente de testes a partir de 4 de dezembro de 2023.
Entretanto, haverá compartilhamento somente das bases de cálculo do FGTS a partir da competência de julho de 2023, não incluindo os meses anteriores.
Esse período de transição não exigirá o fechamento da folha para a geração de guias, permitindo que as empresas emitam guias de FGTS na medida em que enviem remunerações. Dessa forma, isso facilita o processo e oferece flexibilidade na gestão das obrigações trabalhistas.
Fique atento às novas mudanças no FGTS digital e não perca a oportunidade de fazer novos testes. Compartilhe conosco a sua opinião sobre as mudanças que o FGTS trouxe tanto para as empresas quanto para os trabalhadores
Gostou da notícia?
Aproveite para participar do nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga nosso perfil no Instagram: @mauriciosfreitas
Siga nossa página no Facebook: @mauriciosfreitas
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @mauriciosfreitas