Bolsa Família: Portaria Estabelece Novas Regras de Admissão de Novos Beneficiários

Fotos: Agência Brasil/Depositphotos/SC HOJE

- PUBLICIDADE -

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou recentemente a Portaria N° 897/2023 no Diário Oficial da União (DOU), estabelecendo as diretrizes para famílias em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar no Programa Bolsa Família.
No entanto, é importante ressaltar que a publicação da portaria é principalmente uma formalidade, uma vez que, de maneira geral, as regras e requisitos para a admissão no programa de transferência de renda permanecem os mesmos utilizados nos programas anteriores, com algumas pequenas atualizações e novidades. Por exemplo, há modificações na renda mensal e a exigência de um CPF regular.

A nova regulamentação estabelece que o Programa Bolsa Família continuará beneficiando exclusivamente as famílias em situação de vulnerabilidade social, as quais devem declarar e comprovar a necessidade do benefício ao se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico). Esse cadastro é o banco de dados oficial do programa e, após a inscrição, as famílias devem apresentar documentos que comprovem essa necessidade.
A inscrição no CadÚnico pode ser realizada nas prefeituras, nos setores responsáveis pela assistência social, ou nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que são os principais locais de atendimento às famílias que necessitam de auxílio governamental. No entanto, é importante ressaltar que o atendimento nessas localidades costuma ser demorado, sendo necessário ter paciência.

- PUBLICIDADE -

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar documentos de identificação e comprovantes de renda de todos os membros do grupo familiar, inclusive aqueles que não são parentes, mas compartilham das despesas domésticas. Além disso, é preciso fornecer um comprovante de residência atualizado, cartões de vacinação de todas as crianças menores de idade da família e atestados de frequência escolar para os menores de dezoito anos.

Gostou da notícia?

- PUBLICIDADE -

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga nosso perfil no Instagram: @mauriciosfreitas

Siga nossa página no Facebook: @mauriciosfreitas

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @mauriciosfreitas

 

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Mauricio Freitas é jornalista com mais de 30 anos de experiência, conhecido por sua atuação exemplar no campo da comunicação. Atualmente, ele é o CEO e Editor Responsável do portal, onde se destaca por sua liderança visionária e compromisso inabalável com a qualidade jornalística. A publicação do Portal Mauricio Freitas é um dos empreendimentos da Maurício Freitas Comunicação Ltda. Para entrar em contato, envie um e-mail para: [email protected].

Veja mais