BOLSA FAMÍLIA 2023: O que fazer para evitar o cancelamento do benefício?

Fotos: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

Continua após a Publicidade

É fundamental que as pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família estejam atentas às condições que podem levar ao cancelamento do benefício. Caso ocorra o cancelamento, os beneficiários serão informados por meio de uma mensagem no extrato bancário. Além disso, é possível acompanhar e consultar a situação por meio do aplicativo oficial do programa, que possui o mesmo nome.
Existem três casos em que uma família pode ter o Bolsa Família cancelado:

- PUBLICIDADE -

– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –

Continua após a Publicidade

- PUBLICIDADE -

Averiguação cadastral: Nesse caso, é realizada uma verificação dos dados cadastrais por meio do cruzamento de informações em bases administrativas. Essa averiguação busca identificar possíveis inconsistências relacionadas à renda informada pelo responsável familiar durante a inscrição no Cadastro Único.
Processo de revisão cadastral: Se uma família passar mais de 2 anos sem atualizar os dados do Cadastro Único no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ela estará sujeita ao cancelamento do benefício. É essencial manter os dados atualizados para garantir a continuidade do recebimento do Bolsa Família.
Fim da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil: A partir de junho, a Regra de Emancipação do Auxílio Brasil será substituída pela Regra de Proteção do Bolsa Família. Portanto, é importante estar ciente das mudanças nas regras e garantir que a família se enquadre nos critérios estabelecidos para manter o benefício.

É essencial lembrar que, mesmo que a família não tenha passado por alterações de endereço, telefone ou composição familiar, é necessário realizar a atualização cadastral pelo menos uma vez a cada 2 anos. Manter as informações atualizadas é uma responsabilidade dos beneficiários e contribui para garantir a continuidade do benefício do Bolsa Família.
Gostou da notícia?
Você também pode gostar de: INSS muda idade mínima para aposentadoria e surpreende brasileiros
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @portalschoje
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews
 

Continua após a Publicidade

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Mauricio Freitas é jornalista com mais de 30 anos de experiência, conhecido por sua atuação exemplar no campo da comunicação. Atualmente, ele é o CEO e Editor Responsável do portal, onde se destaca por sua liderança visionária e compromisso inabalável com a qualidade jornalística. A publicação do Portal Mauricio Freitas é um dos empreendimentos da Maurício Freitas Comunicação Ltda. Para entrar em contato, envie um e-mail para: [email protected].

Veja mais