Foto : Agência Brasil/EBC
Continua após a Publicidade
O aumento constante dos preços dos carros dificulta o acesso a esses veículos para pessoas com renda mais baixa. Diante dessa realidade, o Governo Federal está estudando maneiras de trazer de volta os carros populares com valores de até R$ 60 mil.
Os carros populares são conhecidos por serem de baixo custo e possuírem um design simples, geralmente atendendo às necessidades básicas de locomoção. São projetados para serem acessíveis à maior parte da população, oferecendo um meio de transporte individual a um preço mais acessível em comparação com modelos mais luxuosos ou sofisticados.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
Desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a presidência do Brasil, uma das principais preocupações tem sido o alto preço dos carros atualmente. Segundo a Folha de S. Paulo, uma das metas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) é fortalecer a indústria automotiva novamente.
Por esse motivo, no próximo dia 25 de maio, no Dia da Indústria, o MDIC planeja anunciar as estratégias para trazer de volta os carros populares. Além dos veículos em si, o plano também pode envolver ações de incentivo, como inclusão de linhas de crédito para o setor fabril, aumento da produção nacional de componentes, redução de impostos e programas de financiamento.
Para decidir qual seria a primeira etapa para tornar os veículos mais acessíveis, o MDIC realizou conversas com as montadoras, excluindo a participação da Anfavea, a associação das fabricantes instaladas no país. O governo acredita na necessidade de uma abordagem individual das montadoras. É importante ressaltar que o governo busca intervir o mínimo possível nos carros disponíveis no mercado brasileiro, buscando soluções específicas, como o uso exclusivo de etanol como combustível.
Atualmente, a indústria automotiva brasileira opera com uma ociosidade de 47%, apesar de ter capacidade para produzir 4,5 milhões de veículos por ano.
Entre as propostas sugeridas, está a expansão do programa Renovar para automóveis, que atualmente se aplica apenas a caminhões. Isso pode incentivar a substituição de veículos com mais de 10 anos de uso e promover a reciclagem desses automóveis.
Gostou da notícia?
Você também pode gostar de: INSS muda idade mínima para aposentadoria e surpreende brasileiros
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews
Continua após a Publicidade