Atenção beneficiários: Consulta do Bolsa Família liberada! Descubra se você receberá em maio

Fotos: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

Continua após a Publicidade

Com as recentes mudanças no Bolsa Família, é natural que os beneficiários tenham dúvidas sobre a permanência de suas famílias no programa. Felizmente, é possível consultar essa informação com antecedência por meio do aplicativo oficial.
O aplicativo Bolsa Família está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS (Apple). Ao fazer o download do aplicativo, os beneficiários podem acessar informações importantes sobre o programa, tais como:

- PUBLICIDADE -

– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –

Continua após a Publicidade

- PUBLICIDADE -

Consultar a situação atual e o valor do benefício;
Acessar informações sobre o programa social;
Verificar a data de recebimento da próxima parcela por meio do calendário de pagamento, que é determinada pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar.

Além dessas funcionalidades, o aplicativo também oferece a opção de desligamento voluntário do programa. Isso significa que as famílias que perceberem que não necessitam mais do benefício podem solicitar o desligamento de forma rápida e online.
O novo Bolsa Família foi lançado no início de março, substituindo o programa anterior que esteve em vigor por 18 anos. O governo destaca que o programa tem um papel fundamental na erradicação da fome no Brasil. Com o novo modelo, foram introduzidos benefícios adicionais para atender de forma especial a primeira infância, gestantes, crianças e adolescentes.
Para se inscrever no Bolsa Família em 2023, é necessário seguir os seguintes passos:

Realizar o Cadastro Único (CadÚnico): O responsável familiar deve procurar um posto de atendimento da assistência social do município, como o CRAS, e informar os dados corretos e atualizados da família. É necessário apresentar o CPF ou o título de eleitor. O Cadastro Único é um requisito obrigatório para participar do Bolsa Família.
Aguardar a análise do cadastro: Após realizar o Cadastro Único, é necessário aguardar a análise dos dados pela equipe responsável. Essa análise é feita mensalmente pelo programa, identificando automaticamente as famílias que atendem aos critérios para ingressar no Bolsa Família.
Aguardar a inclusão no programa: Uma vez identificada como elegível, a família será incluída no programa Bolsa Família e passará a receber o benefício de acordo com as regras e os valores estabelecidos.

É importante ressaltar que a inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Bolsa Família. A inclusão no programa ocorre de forma automatizada, de acordo com os critérios e a disponibilidade de recursos. Portanto, é necessário aguardar o processo de análise e inclusão realizado mensalmente pelo programa.
Gostou da notícia?
Você também pode gostar de: INSS muda idade mínima para aposentadoria e surpreende brasileiros
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews
 

Continua após a Publicidade

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Portal Maurício Freitas
Portal Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Mauricio Freitas é jornalista com mais de 27 anos de experiência e CEO do portal, destacando-se por sua liderança e compromisso com a qualidade jornalística. Uma Publicação da Maurício Freitas Comunicação Ltda E-mail: [email protected]

Veja mais