O projeto Ambulatório da Dor Crônica, do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), da Prefeitura de Balneário Camboriú, foi contemplado nesta semana com quatro novos computadores e um notebook. O recurso para a compra veio de doações feitas ao Fundo Municipal do Idoso, por meio do Imposto de Renda (IR).
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
Os profissionais do NAI protocolaram o projeto junto ao Conselho Municipal do Idoso para pleitear os recursos doados pelo IR ao Fundo. A Secretaria de Saúde também entrou com recursos para comprar materiais para melhorar a execução do Ambulatório da Dor Crônica, que já está em andamento.
O projeto, criado em 2022, tem como objetivo atender e orientar os idosos a respeito de dores crônicas, por meio de rodas de conversas. Além de fazer o encaminhamento necessário dos pacientes para orientações com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social e médico.
“A compra do material é fundamental para a informatização de 100% da unidade. Os serviços prestados pelo projeto agora contam com a digitalização de todas as informações clínicas dos pacientes. Com os computadores, os processos também ganharam maior agilidade e organização”, explica o secretário de Saúde, Omar Tomalih.
Como fazer doações através da declaração do IR?
Aos interessando em fazer doações aos Fundos Municipais do Idoso ou da Infância e Adolescência, segue abaixo as orientações de como:
– Ao fazer a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode optar por fazer uma doação na guia “Doações Diretamente da Declaração”;
– Na guia deve procurar, na esfera municipal, por Fundo Municipal ao Idoso e/ou Fundo Municipal da Infância e Adolescência, da cidade de Balneário Camboriú.
– Após este procedimento, uma guia é gerada com o valor a ser pago;
– Pessoas físicas podem doar até 3% do Imposto para cada Fundo, sem custos adicionais. Já as pessoas jurídicas podem doar até 1% do IR para cada Fundo.
____________________
Secretaria da Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Adriane Serato
Fotos: Arquivo PMBC/Divulgação
(47) 3267-7022