SAIU HOJE: Atenção Famílias maiores e unipessoais do Bolsa Família

- PUBLICIDADE -
SAIU HOJE: Atenção Famílias maiores e unipessoais do Bolsa Família - Portal Maurício Freitas
Fotos: Agência Brasil

Continua após a Publicidade

 

- PUBLICIDADE -

Beneficiários do novo Programa Bolsa Família devem ficar atentos à grande averiguação cadastral que começou em março deste ano, quando o novo programa de transferência de renda foi lançado oficialmente pelo governo federal. Embora o foco neste momento esteja nos beneficiários unipessoais, é importante que os demais grupos familiares também fiquem atentos ao processo, incluindo os maiores e aqueles com crianças.

– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –

- PUBLICIDADE -

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável pela coordenação dos programas sociais, planeja atualizar todo o Cadastro Único (CadÚnico), o banco de dados oficial responsável por guardar informações de famílias que são atendidas pelos programas do governo. Portanto, os beneficiários unipessoais estão sendo convocados para o processo de atualização cadastral neste momento, mas em breve os demais beneficiários também serão convocados.

Continua após a Publicidade

Segundo o ministro do Bolsa Família, Wellington Dias, o governo planeja cumprir a primeira fase da atualização do banco de dados até julho, quando a atualização dos beneficiários unipessoais já estará bem avançada. No entanto, o processo continuará após essa data, e as outras famílias serão convocadas para o processo, a fim de ter um banco de dados que reflita a real situação dos mais de 21 milhões de beneficiários, permitindo a inclusão e a exclusão de famílias de forma correta, de acordo com as regras do programa.

Em geral, o governo tem convocado os beneficiários que apresentam suspeitas de irregularidades, como os unipessoais que se inscreveram declarando que moram sozinhos, mas mentiram; aqueles que não atendem a alguma regra do programa, como aqueles que apresentam renda acima do permitido no novo Bolsa Família; ou aqueles que não atualizam seus dados há mais de dois anos.

A identificação dessas situações é feita por meio do cruzamento das informações que os próprios beneficiários informaram ao CadÚnico com informações de outros bancos de dados aos quais o governo tem acesso, como dados financeiros dos beneficiários, recebidos do Ministério da Fazenda, ou dados de frequência escolar e vacinação das crianças da família, recebidos dos ministérios da Saúde e Educação. Portanto, é importante fornecer apenas informações verdadeiras ao atualizar os dados.

Continua após a Publicidade

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Mauricio Freitas é jornalista com mais de 30 anos de experiência, conhecido por sua atuação exemplar no campo da comunicação. Atualmente, ele é o CEO e Editor Responsável do portal, onde se destaca por sua liderança visionária e compromisso inabalável com a qualidade jornalística. A publicação do Portal Mauricio Freitas é um dos empreendimentos da Maurício Freitas Comunicação Ltda. Para entrar em contato, envie um e-mail para: [email protected].

Veja mais