CEM Tomaz Francisco Garcia de BC desenvolve projetos de incentivo à leitura

- PUBLICIDADE -

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Com o objetivo de reverenciar o Dia Mundial do Livro, que ocorreu no domingo (23) e o Dia Nacional do Livro Infantil, no último dia 18, o Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia trabalha três projetos com os alunos: “Nossa Notícia”; “Meu Primeiro Livro”, e “Era uma vez, quer que eu conte outra vez?”. Os projetos estão sendo desenvolvidos pelas professoras de Leitura nas 11 turmas do Ensino Fundamental, Séries Iniciais – 1º ao 5º ano.

- PUBLICIDADE -

– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –

Continua após a Publicidade

- PUBLICIDADE -

O Projeto “Nossa Notícia” tem como objetivo principal melhorar o rendimento do aluno na leitura e escrita e, para tanto, traz no seu conteúdo a elaboração de um jornal com oito gêneros diferentes de textos. Além do trabalho de pesquisa dos fatos, os estudantes trabalham textos como esporte, gastronomia, entretenimento, entrevista, economia; além de trabalhar a linguagem publicitária, dos anúncios, e as manchetes. O jornal será feito pelos alunos dos quartos e quintos anos. Nesse projeto entra muita leitura, interpretação e produção textual, além de desenvolver a crítica individual. O projeto terá duração de um trimestre.

O projeto “Meu Primeiro Livro” está sendo trabalhado com as turmas dos primeiros, segundos e terceiros anos. Com base em uma história central, cada turma desenvolverá seu livro, através de colagens, desenhos e escritas, formando, cada grupo, ideias próprias. O primeiro ano construirá o livro “O gato xadrez”, de tecido, onde além de suas pinturas e escritas, poderão colorir as páginas, sendo um livro interativo. O segundo ano fará o livro de suspense “O mistério preso no armário”, onde o aluno usa a criatividade para solucionar o que está preso no armário. Estimula a capacidade de criar e pensar. O terceiro ano irá construir dois livros. O primeiro será baseado no texto “A caixa maluca”, onde a autora Flávia Muniz narra sobre uma caixa que cai na mata e os animais se perguntam quem é o dono da caixa. O texto é cheio de rimas e diversão. O segundo livro que o terceiro ano vai escrever é sobre a vida deles, desenvolvendo a autoestima e trabalhando suas emoções. O livro deverá conter fotos e relatos escritos pelos pais. Esse projeto terá a duração de um semestre e encarra-se com uma noite de autógrafos.

O projeto “Era uma vez, quer que eu conte outra vez?” foi criado para incentivar a leitura de livros de histórias. O projeto traz diferentes histórias e, além de ouvir, eles podem interagir com os personagens, com o uso de fantoches, formando outras falas, outros nomes para os personagens e, inclusive, alterar o fim da história.

____________________

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022

       
   
www.instagram.com/prefeituradebc    
   

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Mauricio Freitas é jornalista com mais de 30 anos de experiência, conhecido por sua atuação exemplar no campo da comunicação. Atualmente, ele é o CEO e Editor Responsável do portal, onde se destaca por sua liderança visionária e compromisso inabalável com a qualidade jornalística. A publicação do Portal Mauricio Freitas é um dos empreendimentos da Maurício Freitas Comunicação Ltda. Para entrar em contato, envie um e-mail para: [email protected].

Veja mais