ALERTA GERAL Bolsa família: Prazo para atualização de dados termina em 16 de junho!

- PUBLICIDADE -
ALERTA GERAL Bolsa família: Prazo para atualização de dados termina em 16 de junho! - Portal Maurício Freitas
Foto: Agência Brasil

Continua após a Publicidade

O Governo Federal anunciou recentemente o bloqueio de mais de 1,2 milhão de famílias beneficiárias do novo Programa Bolsa Família por suspeitas de irregularidades nas informações repassadas para o Cadastro Único (CadÚnico). Estas famílias não terão acesso aos pagamentos de abril e maio até que atualizem suas informações.

- PUBLICIDADE -

Vale ressaltar que os bloqueios têm duração de dois meses e começaram oficialmente no último dia 14 de abril, quando também iniciou a nova rodada de pagamentos do programa. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, as famílias têm até o dia 16 de junho para resolver a situação através da atualização cadastral. Caso contrário, podem ser canceladas em definitivo do programa e perder o direito de receber.

– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –

- PUBLICIDADE -

Continua após a Publicidade

Porém, se a atualização cadastral for realizada dentro do prazo e comprovado que não há irregularidades, o beneficiário será desbloqueado pelo governo, receberá retroativos dos meses em que não pôde receber e voltará a receber normalmente todos os meses.

Os bloqueios foram direcionados principalmente para beneficiários unipessoais, ou seja, famílias com apenas um integrante que declararam morar sozinhas no momento da inscrição. O Ministério do Desenvolvimento Social desconfia que muitos destes beneficiários tenham mentido sobre sua situação, e na verdade moram com outras pessoas da família que também recebem o benefício, o que é considerado fraude e originou o grande pente-fino.

Para resolver a situação, é necessário ir até a prefeitura do município ou ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dentro do prazo, antes de 16 de junho, e levar todos os documentos de todos aqueles que moram na mesma casa, mesmo que não sejam parentes. São necessários documentos de identificação pessoal e comprovantes de renda e residência atualizados. É importante estar preparado para esperar pelo atendimento, pois pode demorar.

Calendário de pagamentos de abril do Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família que não foram bloqueados começaram a receber os pagamentos referentes ao mês de abril na última sexta-feira (14), seguindo um calendário que leva em conta o número final do NIS de cada pessoa. O repasse dos valores deve seguir até o final do mês, mas oficialmente não haverá pagamentos no feriado do dia 21. No entanto, é esperado que ocorra uma boa antecipação no referido dia para aqueles que receberiam apenas na segunda-feira seguinte. Confira abaixo o calendário completo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (os valores foram recebidos no sábado, 15/04);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (os valores podem ser sacados ou movimentados desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

Os valores do Bolsa Família referentes ao mês de abril serão repassados juntamente com os recursos do Programa Auxílio Gás, através dos meios de pagamento utilizados nos últimos meses, como o aplicativo Caixa Tem e os cartões antigos e novos do programa, que podem ser utilizados em caixas eletrônicos e Casas Lotéricas. Caso não tenha acesso a esses meios, é possível receber o benefício nas agências da Caixa Econômica Federal, mas apenas em dias úteis.

Continua após a Publicidade

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Mauricio Freitas é jornalista com mais de 30 anos de experiência, conhecido por sua atuação exemplar no campo da comunicação. Atualmente, ele é o CEO e Editor Responsável do portal, onde se destaca por sua liderança visionária e compromisso inabalável com a qualidade jornalística. A publicação do Portal Mauricio Freitas é um dos empreendimentos da Maurício Freitas Comunicação Ltda. Para entrar em contato, envie um e-mail para: [email protected].

Veja mais