A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), dá andamento ao Projeto Reikiterapia desde 2019. Com o objetivo de atender as pacientes do núcleo, o projeto completa, neste mês, quatro anos de implantação, sendo coordenado por uma enfermeira da unidade e contando com auxílio de voluntários do Instituto Sétima Onda.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
O projeto tem como público-alvo mulheres e gestantes, sendo ofertado de forma complementar aos tratamentos de saúde das pacientes. Desde o início do projeto, já foram realizados 1.392 atendimentos de reikiterapia no NAM.
O reiki é uma prática terapêutica, que teve origem no Japão, e busca a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, por meio da escuta acolhedora desenvolvida pelo vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. A reikiterapia faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).
No tratamento de doenças como síndrome do pânico, depressão e fibromialgia, o reiki visa auxiliar no equilíbrio da energia vital, reduzir a dor física, auxiliar no controle da ansiedade, insônia, medo e stress. Em gestantes, auxilia na diminuição do cansaço e os desconfortos provocados pelas alterações fisiológicas da gravidez. Além de preparar a mãe de forma física e mentalmente para o parto e nascimento.
Os agendamentos para a reikiterapia devem ser feitos de forma presencial no NAM, que fica localizado na Rua México, nº 875, no Bairro das Nações. Os atendimentos são feitos toda quinta-feira, das 8h às 10h30.
____________________
Secretaria da Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Adriane SeratoFotos: Divulgação PMBC(47) 3267-7022