Bolsa Família: Saiba como verificar se o Cadastro Único precisa de atualização

- PUBLICIDADE -
Bolsa Família: Saiba como verificar se o Cadastro Único precisa de atualização - Portal Maurício Freitas
Foto : Agência Brasil

Continua após a Publicidade

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) vem realizando o averiguação cadastral do CadÚnico (Cadastro Único). O objetivo é encontrar famílias que se cadastraram de forma indevida ou que possuem uma renda superior à que foi estipulada pelo programa social.

- PUBLICIDADE -

A averiguação requer que o segurado compareça até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar a atualização do cadastro. Entretanto, muitos beneficiários não sabem como verificar a situação do seu Cadastro Único. Desse modo, aqui vai um passo a passo para verificar se o seu cadastro precisa de atualização:

  • Passo 1: Entrar no aplicativo do Cadastro Único;
  • Passo 2: Escolher entre o modelo de Consulta simples ou Consulta completa;
  • Passo 3: Abrirá a aba de informação informando a condição do seu benefício.

Vale informar, ainda, que os segurados interessados em verificar a necessidade de atualização também podem acessar o site oficial Cadastro Único e o Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal.

- PUBLICIDADE -

– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –

Continua após a Publicidade

Os segurados do Bolsa Família, que também precisam estar inscritos no CadÚnico, foram notificados pelo aplicativo oficial do programa. Confira a mensagem enviada pelo app a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Convocação Averiguação Unipessoal: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade se você realmente mora sozinho e atualize seu cadastro para evitar o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você.”

Corro o risco de perder o meu Bolsa Família?

O bolsa família é um programa de transferência de renda que faz parte do cadastro único. Portanto, para continuar recebendo o benefício, o segurado precisa manter seus dados atualizados no cadastro. Caso contrário, ele pode ser bloqueado ou até mesmo perder o benefício definitivamente.

O governo federal bloqueou 2,7 milhões de beneficiários nos meses de março e abril por não estarem com seus dados atualizados. Esses beneficiários têm até o dia 16 de abril para comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para atualizar seus dados. Se não aparecerem até essa data, serão excluídos do Cadastro Único e perderão o Bolsa Família.

No entanto, aqueles que forem ao CRAS e atualizarem seus dados voltarão a receber o benefício. O ministro Wellington Dias (PT), chefe do MDS, afirmou que os beneficiários que atualizarem seus dados corretamente poderão receber retroativamente as parcelas bloqueadas.

“Se a pessoa atender aos requisitos do Bolsa Família e comprovar que mora sozinha, o benefício será pago novamente, incluindo as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão que comprovar as informações, voltará a receber o benefício normalmente e terá direito às parcelas referentes aos meses em que ficou sem receber”, disse o ministro.

Vale lembrar que, segundo Dias, o desbloqueio pode levar de 45 dias a 3 meses, dependendo da situação do cadastro do beneficiário, do número de pessoas que precisam atualizar seus dados no CRAS e do número de profissionais trabalhando nas unidades escolhidas.

Gostou da notícia?

Você também pode gostar de: INSS muda idade mínima para aposentadoria e surpreende brasileiros

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

 

Continua após a Publicidade

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Mauricio Freitas é jornalista com mais de 30 anos de experiência, conhecido por sua atuação exemplar no campo da comunicação. Atualmente, ele é o CEO e Editor Responsável do portal, onde se destaca por sua liderança visionária e compromisso inabalável com a qualidade jornalística. A publicação do Portal Mauricio Freitas é um dos empreendimentos da Maurício Freitas Comunicação Ltda. Para entrar em contato, envie um e-mail para: [email protected].

Veja mais