As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), poderão ter acesso ao Telefone Popular, um programa criado com o objetivo de garantir o acesso dos cidadãos à telefonia fixa em condições especiais.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Para ter acesso ao novo benefício, é necessário que as famílias estejam com seus dados atualizados no portal do CadÚnico. Os beneficiários poderão contar com o custo mensal da assinatura de apenas R$ 15.
Continua após a Publicidade
No entanto, é importante destacar que o valor varia conforme os impostos de cada estado e da região de prestação da concessionária.
O Telefone Popular já possui as regras definidas. Uma das regras é que a ferramenta conta atualmente com franquia mensal de R$ 15 e as regras para uso do Telefone Popular são as seguintes: 90 minutos para chamadas locais para outros telefones fixos; acima de 90 minutos, será necessário inserir créditos no Telefone Popular.
As mesmas regras são válidas em chamadas para telefones celulares e chamadas de longa distância nacional e internacional.
Cidadãos que desejarem entrar no programa deverão ter seus dados atualizados no Cadastro Único há pelo menos 02 anos, com informações sobre renda familiar e endereço em dia.
Veja como obter o Telefone Popular
Para obter o Telefone Popular, o Responsável Familiar deverá entrar em contato com a concessionária de sua região, tendo em mãos o Número de Identificação Social (NIS) e o CPF. Caso não tenha o CPF vinculado ao CadÚnico, será necessário informar também o Título de Eleitor ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).
Após completar as informações acima, a concessionária efetuará uma consulta no banco de dados do CadÚnico e verificará se é possível a contratação do Telefone Popular. Caso a sinalização por parte da empresa seja positiva, o atendimento deverá ser feito pela empresa em até 7 dias.
Os números para solicitar o Telefone Popular já foram definidos pelas concessionárias. Confira:
- 10312 – CTBC Telecom
- 10314 – Oi Região 2
- 10315 – Telefônica/Vivo
- 10331 – Oi Região 1
- 10343 – Sercomtel