A Vila da Regata de Itajaí recebeu nesta quinta-feira (13) uma comitiva da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (SEIDEP) do município de Blumenau. O intuito da visita foi conhecer as ações de acessibilidade presentes na Ocean Live Park e promover a troca de experiências em ambas as cidades. A The Ocean Race Itajaí é destaque na região em inclusão e ações que garantem autonomia e segurança para pessoas com deficiência.
O grupo, além de conhecer o balcão de acessibilidade, também passou pela área gastronômica e visitou algumas atrações da The Ocean Race, como as exposições One Blue Voice e Mar Adentro. A secretária da pasta blumenauense, Giselli Chirolli, destacou a importância da interatividade entre os municípios.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
“Tanto o nosso Vale Europeu quanto o Vale do Itajaí são muito ricos em grandes eventos, então é uma grande oportunidade para podermos aprender um com o outro. Aqui, por exemplo, existem ações que podem ser implantadas em Blumenau e nossa cidade também pode ter sugestões para contribuir com o Município de Itajaí”, ressalta a secretária da SEIDEP.
Conheça algumas ferramentas de acessibilidade na The Ocean Race Itajaí
Nesta edição, a Vila da Regata aprimorou as ferramentas que visam garantir a diversão de todos os visitantes. Uma das principais ações é o balcão de acessibilidade, localizado na entrada principal do evento. No local, está disponível uma equipe de Libras, cadeiras de rodas, pulseiras de identificação para pessoas com deficiências não visíveis, canudos para pessoas com dificuldade de deglutição, entre outras.
São disponibilizados também acessos prioritários para idosos com mais de 60 anos, gestantes, deficientes físicos ou com mobilidade reduzida, pessoas com obesidade e autistas. Para conhecer todos os mecanismos, clique neste link.
A coordenadora da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesporto de Blumenau, Rityele Silva, que é deficiente visual, apresentou sugestões para o evento e elogiou a acessibilidade da Vila da Regata. “Achei muito interessante, tiveram muitas inovações como a equipe de Libras e os canudos. Quando falamos de acessibilidade, nos referimos a mudanças constantes, então temos que nos readaptar, porque sempre surgem novidades. É um assunto que tem ganhado muita força e evoluído a cada dia, então sempre temos o que aprimorar e essa comunicação entre os municípios serve justamente para isso”, ressalta Rityele.
Bruna Cristina Gomes de Araujo Daniel, diretora da SEIDEP de Blumenau, enfatizou a integração entre os municípios durante a visita: “O evento é fantástico, é um belo início para fomentar a acessibilidade e juntar as duas cidades. Em um contexto geral, foi um ótimo início. Eu gostei muito da estrutura do espaço, por ela ser totalmente adaptada”, afirma a diretora, que também é deficiente física.
Santa Catarina Itajaí Host City é uma realização do Município de Itajaí, em parceria com o Governo de Santa Catarina e a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O evento tem patrocínio do Semasa, Germânia, Weg, Multilog, Unifique, Balneário Shopping, Gomes da Costa, Jungheinrich, Focker e Transkat, além de apoio da Marina Itajaí. Saiba mais em theoceanraceitajai.com.br.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC