Neste mês de abril, o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues promoverá dois eventos que integram o programa de formação complementar da instituição. Na terça-feira (18), às 19h30, no Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí, ocorre o workshop “Arranjo Vocal para Música Brasileira”, com o maestro Pablo Trindade, do Uruguai. Já na quarta-feira (19), às 19h30, no auditório da Casa da Cultura Dide Brandão, acontece o workshop “Toque de Bamba”, com o diretor da Bateria da Beija-Flor de Nilópolis (RJ). Ambos têm entrada franca.
Pablo Trindade é regente do grupo Expresso 25 há mais de 20 anos. Seus arranjos já viajaram por muitos países e neste workshop ele trará alguns deles para trabalhar interpretação e performance. A ideia é acompanhar e ouvir o maestro falar sobre o seu processo criativo e a busca pela sonoridade que constrói para as canções por meio dos arranjos vocais.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
O Coral Univali, parceiro da iniciativa, será o coro de base da atividade e estará com o maestro na oficina. Os áudios dos arranjos do maestro serão executados ao vivo e ele dialogará com os participantes sobre as técnicas. A atividade é aberta a alunos e membros da comunidade externa que tenham interesse em participar.
Já no workshop “Toque de Bamba”, realizado em parceria com a PK Eventos, serão formados vários grupos de percussão. O intuito é proporcionar aos participantes atividades e práticas que desenvolvam a percepção auditiva e a memória musical, valorizem o ensino coletivo de percussão, o desenvolvimento social e cultural e estimulem a criatividade e expressão individual e coletiva em atividades de composição e improvisação.
Nascido e criado em Nilópolis (RJ), Diego de Oliveira vive no mundo do samba desde cedo. Já foi passista, mestre-sala, fez parte da bateria mirim e, atualmente, é diretor de bateria da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Com este workshop, ele leva o seu projeto para diversos países do mundo e estados do Brasil. Para participar do workshop de percussão de forma prática, ou seja tocar instrumento, é necessário fazer a inscrição prévia neste link.
Programa de formação complementar
O programa de formação complementar do Conservatório tem como objetivo ampliar conhecimentos e proporcionar vivências entre músicos, professores convidados, alunos e comunidade em geral. De forma gratuita, proporciona workshops, oficinas, concertos didáticos e rodas de conversa.
Serviço:
Workshop “Arranjo Vocal para Música Brasileira”, com o maestro Pablo Trindade
Dia 18 de abril (terça-feira), às 19h30
Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí – rua Hercílio Luz, 681, Centro – Itajaí
Entrada franca. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Workshop “Toque de Bamba”, com o diretor da Bateria da Beija-Flor de Nilópolis (RJ)
Dia 19 de abril (quarta-feira), às 19h30
Auditório da Casa da Cutura Dide Brandão – rua Hercílio Luz, 655, Centro – Itajaí
Entrada franca. Não é necessário fazer inscrição prévia para ouvintes.
Inscrição para participantes com instrumentos musicais aqui
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC