O deputado Camilo Martins (Podemos) acompanhou a solenidade de balanço de 100 primeiros dias de governo e lançamento do programa “SC Levada a Sério”, realizado pelo governador Jorginho Mello no início da tarde desta segunda-feira (10).
Entre as medidas, o governador anunciou a contratação de policiais que fazem parte do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (Ctisp) para realizar a segurança nas escolas. Uma conquista comemorada pelo deputado Camilo Martins, que defende ainda a extensão dessa medida para a rede municipal de ensino.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Em pronunciamento, no último dia (28), o deputado Camilo Martins lembrou da Lei Complementar 745/2019, de autoria do ex-deputado Nazareno Martins, que trata sobre a autorização desses policias (Ctisp), atuarem no âmbito dos municípios. A lei, vigente anteriormente, tratava dessa atuação apenas dentro de órgãos do Estado.
Para começar a valer, depende das prefeituras manifestarem oficialmente o desejo pela realização desse convênio com o Governo do Estado, para que os policiais atuem também dentro das creches e escolas municipais
“Foi uma medida coerente, necessária e extremamente urgente. Tragédias como a morte de uma professora dentro da sala de aula, em São Paulo (SP) e a morte de crianças após o ataque em uma creche em Blumenau não podem se repetir por falta de segurança. O ensino deve ser a única preocupação com nossos professores e alunos”, considera o deputado.
Palhoça adota medida
De acordo com o deputado Camilo Martins, o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, quer adotar a medida na cidade e vai encaminhar nesta semana um ofício ao Governo do Estado manifestando o interesse em realizar o convênio, que vai garantir a atuação de policiais militares fardados e armados nas creches e escolas municipais.
Ana Carolina Bossle
(48) 9974-1018
Fonte: Agência ALESC – Gabinetes