Um barco da Marina Itajaí foi o primeiro do Sul do Brasil a receber a certificação de Bandeira Azul. O reconhecimento foi concedido durante a The Ocean Race Itajaí, na quinta-feira (06). A embarcação ICTUS, onde residem o casal Sérgio Danilas e Dora Castanheira, recebeu o certificado por adotar práticas sustentáveis, como uso de motor elétrico sem a queima de combustível e tratamento de esgoto no próprio barco.
A certificação do barco foi concedida pela própria Marina Itajaí, que é uma das quatro de Santa Catarina a ter a Bandeira Azul e pode conceder a embarcações o mesmo direito. Com o reconhecimento, a embarcação se compromete a seguir os códigos de sustentabilidade náutica internacional.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
“Estamos honrados e também reconhecidos, pois participamos disso tudo”, ressaltou o casal proprietário do barco, Sérgio Danilas e Dora Castanheira. Os dois residem na embarcação, que fica atracada na Marina Itajaí. Eles refizeram todo sistema interno da embarcação de modo a não poluir o meio ambiente.
A The Ocean Race Itajaí foi escolhida para a cerimônia de certificação individual por aliar a vela com a preservação dos mares como principais pilares. Para as embarcações, a Bandeira Azul significa seguir os requisitos de preservação do mar e meio ambiente no geral.
“Santa Catarina é o Estado mais azul do Brasil, ao todo são 14 praias com a Bandeira Azul. Essa certificação do barco em Itajaí mostra ainda o grande trabalho de conscientização e responsabilidade do setor privado com o meio ambiente e, é claro, com o apoio da gestão pública”, explica o secretário estadual de Turismo, Evandro Neiva, que estava presente no evento de certificação.
Estimulo a mais projetos
A Marina de Itajaí tem sete anos de atuação e há dois foi certificada com a Bandeira Azul. Isso significa que o espaço atendeu 34 requisitos de qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, gestão ambiental e responsabilidade social. O reconhecimento foi concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a UNESCO.
A intenção da Marina é ampliar as ações de preservação dos mares e certificar mais embarcações que se comprometam com o meio ambiente.
“Que isso sirva de exemplo para outros proprietários de embarcações e outras pessoas que navegam. O barco também pode ser utilizado para preservar os mares e tenho certeza que cada vez mais outras embarcações vão se envolver com esse projeto e a gente vai gerar uma conscientização maior sobre a importância dos oceanos”, afirma Carlos Gayoso, diretor da Marina Itajaí.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC