Na segunda-feira (10), às 19h30, o Museu Histórico de Itajaí sediará a palestra “Patrimônio cultural em tempos de pandemia: emergências, ativismo e agendas”, ministrada pelo professor Dr. José Roberto Severino. O evento é uma realização do curso de História da Universidade do Vale do Itajaí e tem entrada gratuita.
A América Latina e o Caribe estão entre as regiões mais desiguais do mundo. A crise gerada pela pandemia da covid-19 acentuou ainda mais essas e outras questões. Porém, as regiões têm uma diversidade cultural, tanto material quanto imaterial, que podem se tornar em uma grande força na promoção de sociedades mais unidas, inclusivas e sustentáveis.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
O palestrante convidado compartilhará informações e reflexões sobre a realização de uma iniciativa da Rede de Cooperação Acadêmica do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina e Caribe (ReCA PCI LAC), que contou com o acompanhamento e apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Centro Regional de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (CRESPIAL) e do Espaço Cultural Ibero-Americano (ECI/SEGIB).
A pesquisa realizada por profissionais de sete países, foi coordenada por Patrícia SanMartin, e explora o papel específico do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) ou Patrimônio Vivo e o seu impacto na inclusão social da região. O trabalho foi feito a partir de estudos de caso de sete países da região, com base em um modelo de análise multidimensional, desenvolvido especificamente como uma ferramenta intersetorial para avaliar a contribuição do PCI para a inclusão social sustentabilidade dos processos de PCI.
Servidores públicos, academia, comunidades de portadores do PCI e o público em geral foram convidados a fazer parte do exercício de investigação aplicada, que visa contribuir para as agendas de desenvolvimento da região após a pandemia, promovendo políticas públicas e iniciativas que utilizam o patrimônio vivo como vetor de inclusão social.
Sobre o palestrante convidado
José Roberto Severino é doutor em História Social (USP), pesquisador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura e no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (CULT e do Diversitas/USP) e professor de “Teorias da Cultura e Políticas Culturais” (FACOM UFBA).
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC