O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social e os Conselhos Tutelares, promoveu uma capacitação para aperfeiçoamento da abordagem à população indígena. A ação aconteceu nesta terça-feira (04), das 13h30 às 17h30, no auditório da OAB Subseção de Itajaí. A iniciativa foi aberta ao público, com o foco em agentes de atendimento aos indígenas, e contou com cerca de 100 inscritos.
Itajaí frequentemente recebe indígenas vindos de outras regiões para a venda de artesanatos em determinadas épocas do ano. A capacitação oferecida pelo Município vai de encontro a essa característica da cidade. O objetivo é aperfeiçoar a abordagem dos profissionais que atuam na linha de frente de atendimento a essas pessoas.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
A palestra foi ministrada pela socióloga e líder indígena kayagang, Azelene Kring, e teve como tema: “Abordagem ao Indígena em Contexto Urbano”.
“A importância desse evento para o Município é aprender como abordar e trabalhar com os indígenas que vem para a cidade na temporada de verão para vender artesanato. O diálogo feito é importante para que a sociedade entenda melhor essa questão e aprenda como não é difícil lidar quando entendemos, conhecemos e buscamos encaminhamentos mais definitivos”, afirmou a palestrante Azelene Kring.
O evento visa capacitar os agentes na abordagem de indígenas, principalmente, jovens e crianças. A expectativa é chamar atenção das autoridades municipais e regionais para a inclusão desta etnia no contexto urbano.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC