Deputado Miotto, como presidente da Comissão de Economia, prestigiou a Semana da Conectividade FOTOS: Ascom deputado Jair Miotto
Continua após a Publicidade
Iniciou nesta segunda-feira, dia 3 de abril, em Jaraguá do Sul, a Semana da Conectividade, com o objetivo de debater o futuro da tecnologia e implantação da conexão 5G. Durante três dias, representantes de órgãos públicos e empresas vão trazer as tendências e novidades da tecnologia para os próximos anos, além de compartilhar as experiências e possibilidades de aplicação da tecnologia.
Na segunda-feira, o deputado Jair Miotto (União), que é presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Assembleia Legislativa, prestigiou o evento, realizado no Novale Hub – Centro de Inovação e pode proferiu algumas palavras durante o encontro. “Este é um evento inédito em Jaraguá do Sul. Serão três dias de imersão na área da inovação tecnológica, tendo como foco principal a tecnologia 5G.”, destaca o deputado Miotto.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
O evento
A programação envolve a exposição de trabalhos e iniciativas dos setores público e privado, por conta disso, representantes da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações estarão presentes, além de falas sobre conectividade na indústria e plataformas imersivas. Já, para detalhar a aplicação do 5G no cotidiano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Catarina trouxe o seu Laboratório Móvel, demonstrando como a conexão irá auxiliar no dia a dia dos brasileiros.
De acordo com o coordenador-geral do Pacto Regional para o Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu, Gustavo Pacher, o evento servirá para consolidar a vertente tecnológica que está em desenvolvimento em Jaraguá do Sul. “O uso do 5G, em breve, se tornará realidade, não só para as empresas locais, mas também para a comunidade da região. Por isso, trazer esse assunto para a conversa é tão importante: estamos nos preparando para um futuro que já está entre nós”, afirma Pacher.
De acordo com ele, com base em relatórios da Anatel, dos 295 municípios de Santa Catarina, 47 cidades já tem o espectro liberado e estão em condições para receber 5G pública. Já outros 127 municípios estão em planejamento para viabilizar o sinal.
Para o CEO do Novale Hub, Nelson Netto, um encontro como a Semana da Conectividade reforça a vocação diferenciada dos projetos desenvolvidos no Centro de Inovação Jaraguá do Sul. “Além de estarmos em tratativas para sermos o primeiro edifício público conectado com essa tecnologia, agora, seremos o principal palco das discussões que envolvem o 5G, o que já comprova, por si só, o trabalho único desenvolvido por aqui”, destaca Netto.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, falou sobre o Santa Catarina Inovadora, um programa que tem como propósito aumentar a competitividade da economia de Santa Catarina no mercado nacional e até global e fomentar o desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação, através da implantação, até 2026, de uma série de iniciativas.
Baseado em dados do Tech Report 2021, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o secretário apresentou um retrato do setor de tecnologia em Santa Catarina. “O setor, em 1960, não possuia trabalhadores. Em 2019, esse número passou para 60 mil trabalhadores, com uma massa salarial anual de R$ 3 bilhões. As empresas passaram de zero em 1960 para 17 mil em 2019, gerando R$ 20 bilhõesano. O setor da tecnologia representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina”, revela Fett.
Ele destaca, ainda, que para alcançar o sucesso e se tornar um estado de inovação “é preciso unir conhecimento, ambiente legal, pessoas, infraestrutura e capital”, explica o secretário. Também falou sobre a implantação do 5G no estado, ressaltando que a tecnologia proporcionará o desenvolvimento para Santa Catarina. “O impacto maior será para a indústria, pois o 5G tem potencial para transformar o setor. Mas, também trará avanços na prestação de serviços à população, como para a área de saúde”, exemplifica o secretário, destacando que para isso, os municípios precisam estar preparados para receber a nova tecnologia 5G e o estado busca este objetivo através do projeto SC 5G.
O deputado Miotto, enquanto presidente da Comissão de Economia, fez uma breve exposição do trabalho do colegiado e colocou a comissão à disposição para, juntamente com os poderes, acelerar o cronograma de implantação da tecnologia 5G em Santa Catarina. “Em 2022, para tratar do 5G, a comissão realizou algo inédito ao reunir as operadoras de telefonia móvel, Tim, Vivo, Claro (que assumiu os clientes da Oi em Santa Catarina) para discussão juntamente com a Unifique, Celesc e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)”, recorda o deputado, anunciando que uma nova reunião com o grupo de operadoras está prevista para ocorrer no fim do mês de abril.
Organização
A Semana da Conectividade é uma realização do Pacto pelo Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu e conta com o apoio do Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), prefeitura de Jaraguá do Sul, Naxi e Unifique.
A mesa de autoridades do evento foi formada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, pelo prefeito de Jaraguá do Sul, José Jair Franzner, pelo coordenador-geral do Pacto Regional para o Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapoçu, Gustavo Pacher, pelo CEO do Novale Hub, Nelson Netto, pela vice-presidente de Inovação e Empreendedorismo da Acijs, Pauline Menegotti Horn, pelo vice-presidente regional da Fiesc, para o Vale do Itapocu, Celio Bayer, pela gerente executiva regional do Senai-Sesi no Vale do Itapocu e Planalto Norte, Darem Basso Souza, e pelo diretor de Inovação da (CDL) de Jaraguá do Sul, Francisco Tavares Junior.
Fonte: Agência ALESC – Gabinetes