Neste sábado (18), ocorre o mutirão coordenado pela Vigilância Ambiental, no bairro dos Municípios, após diversos registros de focos do mosquito Aedes aegypti. O fim da Temporada de Verão contribuiu para o aumento dos casos de dengue em todo o município.
Para combater a disseminação do mosquito, os agentes de endemias fazem a inspeção de casa em casa verificando calhas, vasos de plantas, piscinas e outros locais onde possa haver o acúmulo de água parada. No caso de confirmação do Aedes aegypti, as equipes da vigilância fazem o fumacê, técnica que consiste em borrifar inseticida pela vizinhança nos locais onde houve essa confirmação.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
De acordo com os números do Departamento, Balneário Camboriú apresentou 426 focos do mosquito da dengue. Quanto ao número de casos, há 39 registrados, sendo 21 autóctones, 3 importados, 15 indeterminados e outros 9 sendo investigados. Existe ainda 1 caso confirmado de Chikungunya.
“Precisamos da ajuda de toda a comunidade para eliminar os criadouros e, com isso, diminuir a incidência do mosquito transmissor”, ressalta a diretora do Departamento, Veridiane Barbosa da Silva.
Em caso de sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, febre, náuseas ou vômito, é recomendado procurar a Unidade de Saúde mais próxima para o atendimento médico. Para denunciar locais com suspeita de proliferação do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal através dos seguintes telefones: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 ou no 0800 644 3388.
__________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Camili Guckert
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022