A intensificação da coleta de recicláveis durante a temporada de verão 2022/2023 encerrou com aumento de 52% no recolhimento de resíduos em Itajaí. Ao todo, foram coletadas pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento 702,82 toneladas de materiais recicláveis entre os meses de dezembro e fevereiro. Na temporada anterior, o número foi de 463,12 toneladas.
O mês com maior volume de resíduos coletados nesta temporada foi janeiro de 2023, com 250,09 toneladas, um acréscimo de 66% em relação a janeiro de 2022. O aumento, segundo a Ambiental, está relacionado às estratégias de conscientização da população sobre a importância da reciclagem de resíduos e ao trabalho desenvolvido junto aos estabelecimentos comerciais para a correta separação do lixo.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
“O reforço nas coletas de resíduos recicláveis e orgânicos tem como objetivo atender à maior demanda gerada pela temporada de verão. Desta vez, realizamos um trabalho importante com mais de 70 estabelecimentos comerciais, considerados grandes geradores de resíduos nas praias, para reforçar os dias da coleta do lixo. Essa conscientização se refletiu neste aumento expressivo, especialmente na coleta seletiva”, pontua a coordenadora do programa Recicla Itajaí, Rafaela Schütz.
A ampliação da coleta seletiva começou em 18 de dezembro de 2022 e seguiu até 18 de fevereiro deste ano. O recolhimento dos resíduos neste período ocorreu de forma diária nas praias de Itajaí e na avenida Beira-Rio.
Coleta de lixo comum também cresce na temporada
Além do aumento no recolhimento de recicláveis nesta temporada, a intensificação da coleta de lixo comum também apresentou crescimento significativo em Itajaí. O total coletado de dezembro a fevereiro representa 7% de acréscimo em relação à temporada de verão 2021/2022. Foram coletados, até o momento, 21,2 mil toneladas de resíduos, enquanto no período anterior o montante foi de 19,8 mil toneladas.
O mês de dezembro de 2022 foi o que registrou maior crescimento no total de resíduos comuns recolhidos nas praias e também a maior quantidade já coletada pela empresa nesta temporada, contabilizando 7.578,89 toneladas. Representando um aumento de 10% em relação ao mesmo mês de 2021, onde foram registradas 6.893,51 toneladas.
A coleta extra de lixo comum nas praias continua, diariamente, até 10 de abril e a expectativa da Ambiental é que o total recolhido no período siga em crescimento até o fim da intensificação.
Fonte: Prefeitura de Itajaí