Prefeitura de Florianópolis realiza força-tarefa para limpeza do Cemitério São Francisco de Assis, no Itacorubi. De acordo com o secretário municipal de Limpeza e Manutenção Urbana e presidente da Comcap, João da Luz, até 50 pessoas serão mobilizadas entre as equipes de trabalho de limpeza, manutenção e intendências para ativar e agilizar a roçagem do espaço.
O maior dos 13 cemitérios públicos de Florianópolis tem área de 98 mil metros quadrados, 32 mil sepulturas e 75 mil pessoas sepultadas. “Vamos trabalhar em mutirão para deixar tudo limpo o mais rápido possível. É um espaço muito importante para a cidade, onde circulam até 500 pessoas por dia”, aponta João da Luz.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
Roçagem completa
De acordo com o diretor de Gestão de Óbitos e de Cemitérios, André Luiz Di Bernardi Brida, neste período, com calor e chuva, o mato cresce muito rapidamente. “Em no máximo duas semanas, o cemitério estará totalmente adequado, pedimos a compreensão dos visitantes até lá”, comenta. O administrador conta que o trabalho já começou nesta quinta (09), com equipe de nove pessoas da Comcap.
De acordo com o subsecretário de Limpeza Pública, Alcebíades Pinheiro, o contingente será reforçado para 50 pessoas nesta sexta-feira.
Nova gestão
André Brida é administrador e trabalha na Prefeitura de Florianópolis há mais de 10 anos. Atuou como diretor de Gestão Administrativa na Secretaria de Administração e o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Há dois anos, colaborava com a gestão do cemitério pela Segurança Pública e, em fevereiro, assumiu a diretoria de Gestão de Óbitos e de Cemitérios da SMLMU. A nova estrutura, informa o secretário João da Luz, organiza e coloca em prática decreto municipal que atribui ao poder público municipal a gestão da central de óbitos e funerárias em Florianópolis.
Os visitantes podem colaborar com a limpeza e salubridade dos cemitérios evitando acúmulo de água nos vãos e dispondo os resíduos nos locais adequados.
Fonte: Prefeitura de Florianópolis