A equipe Guyot Environnement (FRA/ALE) não completará a terceira etapa da The Ocean Race. Após realizar os reparos necessários no barco, na Cidade do Cabo, na África do Sul, o time virá para Itajaí para a quarta etapa até Newport (EUA). Os europeus retornaram à cidade sul africana nesta semana, após terem problemas no casco da embarcação.
“A decisão foi tomada. Não tínhamos escolha. Se tivéssemos retomado a terceira etapa e navegado pelo Oceano Antártico até Itajaí, não teríamos tido tempo de nos preparar para a próxima etapa. Estaríamos então sempre atrasados nas outras pernas também. Em Itajaí, ainda faltam 60% da corrida. Perdemos 20% agora, mas depois estaremos prontos para os 60% restantes”, explicou o capitão do Guyot, Benjamin Dutreux.
– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –
Continua após a Publicidade
Além do problema no casco, nenhum grande dano foi encontrado na embarcação da equipe, a qual recebeu ajuda do time suíço Holcim para a recuperação da embarcação. O reparo ainda está sendo realizado na Cidade do Cabo. A embarcação deve ser testada na água na próxima terça-feira (14).
“Enquanto isso, a equipe de vela está se preparando para a transferência e as próximas etapas. Não podemos intervir nos reparos, temos quatro construtores de barcos experientes para isso”, disse Dutreux. “Já estamos planejando a entrega e as próximas etapas. A transferência para Itajaí será feita por parte da tripulação de vela e da equipe técnica”, completou o capitão.
O coordenador técnico da equipe Guyot Environnement – Team Europe, Thomas Cardrin, acredita que a embarcação voltará com total funcionalidade após os reparos. Ainda não foi confirmado pela equipe como o barco virá até Itajaí.
Ocean Live Park de Itajaí abre dia 29 de março
A Ocean Live Park de Itajaí abre dia 29 de março, com entrada gratuita no Centreventos. A Vila da Regata brasileira contará com diversas atrações para todos os públicos e idades: apresentações culturais, feira de negócios, brinquedos, simuladores, visitações e palestras fazem parte da programação. A principal atração, os velejadores, devem chegar à cidade no começo de abril.
A montagem da estrutura começa neste mês de março. Para este ano, são esperadas que mais de 500 mil pessoas passem por Itajaí.
Fonte: Prefeitura de Itajaí