Será possível transformar um áudio em texto no WhatsApp? O mensageiro está trabalhando em um recurso que converte o áudio enviado nas conversas em mensagens de texto. A informação foi publicada pelo site WABetaInfo, que acompanha a evolução das notícias sobre o aplicativo. No entanto, o app não confirmou esta informação. Veja a seguir uma explicação detalhada sobre o assunto.

Transformar áudio em texto no WhatsApp
Esse recurso ainda está em desenvolvimento, mas foi encontrado na versão beta 23.3.0.73 do código do WhatsApp para iOS. Uma imagem do WABetaInfo mostra a tela do novo recurso que apareceria caso uma transcrição não fosse possível.
A mensagem diz que nenhuma palavra foi reconhecida e que a transcrição não está configurada para o idioma do áudio. O aviso diz que é possível alterar o idioma nas configurações do aplicativo.
Segundo o site, o processo de conversão de áudio para texto no WhatsApp acontecerá diretamente no celular de cada usuário. Assim, ninguém, nem mesmo o aplicativo, conseguirá acessar as informações.
De acordo com o site, o aplicativo ainda está trabalhando em mais recursos, como:
- Envio de até 100 fotos ou vídeos de uma só vez (Android e iOS);
- Modo de câmera “mãos livres”, que facilita a gravação de vídeos (iOS);
- Agendamento de chamadas em grupo (Android);
- Envio de fotos em alta resolução (WhatsApp Desktop).
Veja também: Fato CURIOSO sobre o WhatsApp: descubra!
Outra função
Após uma longa espera, o WhatsApp passou a oferecer mensagens com prazo de validade para que o conteúdo não seja salvo. Agora a equipe do mensageiro prepara a opção de armazenar esse conteúdo, que já começou a aparecer na versão experimental do aplicativo para Android. É o que mostra a descoberta do WABetaInfo da última terça-feira (14).
As notícias desta semana seguem um boato que circula pelo mensageiro há cerca de um ano. Em abril do ano passado, um site especializado encontrou indícios da possibilidade de guardar mensagens expiradas. Em seguida, o recurso reapareceu em maio de 2022.
Desde então, o recurso permaneceu em desenvolvimento, sem que fosse liberado por meio do WhatsApp Beta para o público. Agora, alguns testadores notaram que o recurso apareceu na versão 2.23.4.10 do app para Android.
A pista sobre o recurso apareceu na página de informações da conversa. Dentro dela está a opção “Mensagens mantidas” (em tradução livre), logo abaixo do botão “Mensagens favoritas”. Nesse local, os usuários poderão revisar o conteúdo que foi salvo e não expirou.
No entanto, esta seção ainda é apenas uma “decoração”. Segundo o WABetaInfo, esse conteúdo não pode ser salvo porque o recurso ainda está indisponível. Mas seu aparecimento, coincidência ou não, sugere que o recurso pode ser lançado na versão de teste do WhatsApp nas próximas semanas.
Entretanto, não há informações exatas sobre como o recurso funcionará. Contudo, especula-se que, após receber uma mensagem temporária, os usuários poderão pressionar um botão para mantê-la. Em seguida, ela será salva no celular do remetente para visualização futura.
O relato ocorrido em abril de 2022 afirma ainda que, enquanto a mensagem for mantida, todos os participantes da conversa terão acesso à informações temporárias. Por outro lado, se você remover o conteúdo da lista, ninguém mais poderá visualizá-lo novamente.
Veja também: Aplicativo EDITA as imagens que você tem com seu ex e substitui por objetos ou animais; veja como usar