Com o passar dos anos, o Instagram evoluiu e se consolidou como uma das maiores redes sociais do mundo. Assim, apesar de ter sido criado originalmente para postar fotos estáticas em um mosaico no feed do usuário, hoje é uma ferramenta amplamente utilizada para fins profissionais, compras e pesquisa social. Ele é o aplicativo mais popular no Brasil, descubra o motivo!

Segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box, o Instagram é o aplicativo mais popular entre os brasileiros, superando até mesmo o WhatsApp.
Desse modo, cerca de 35% dos usuários de smartphones no país utilizam o app, em comparação aos 30% da plataforma de mensagens instantâneas.
Instagram é utilizado tanto como perfil pessoal, quanto para campanhas de marketing
Os números impressionantes do Instagram não se restringem apenas ao número de usuários.
Dessa maneira, a plataforma também é a escolha preferida para campanhas com influenciadores no Brasil em 2022, segundo a plataforma de marketing de influência HypeAuditor. De acordo com eles, 68% dos especialistas em marketing escolheram o Instagram para suas campanhas com influencers.
Thiago Cavalcante, CEO & CSO da Inflr, uma adtech especializada em ações com influenciadores, explica os motivos pelos quais o Instagram se destacou entre as redes sociais disponíveis, tornando-se a escolha preferida das marcas.
Assim, conforme Thiago aponta, o sucesso do Instagram entre as marcas se deve principalmente à quantidade de usuários da plataforma, que facilita a identificação e impacto do público-alvo.
Além disso, a facilidade para anunciar no aplicativo e contatar influenciadores é outro fator importante, já que muitos deles possuem um perfil mais completo e utilizam o Instagram como uma ferramenta de trabalho, o que não acontece em outras redes sociais.
Ele também destaca que o retorno em campanhas no Instagram costuma ser melhor do que em outras plataformas, com um ROI maior, devido às diversas formas de interação com os usuários e à maior facilidade de maximização dos resultados.
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Vitrine para as marcas
O Instagram se tornou uma vitrine para marcas de diferentes portes, sendo que o marketing de influência deve crescer cerca de 23,4% neste ano.
No entanto, Cavalcante destaca que é importante para as marcas combinarem campanhas com influenciadores digitais com outras estratégias de marketing. “Quanto mais ampla e completa for a estratégia, melhor. Por exemplo, as marcas podem negociar para utilizar a imagem do influenciador não apenas em sua rede social, mas também em seu site e peças publicitárias, aumentando a visibilidade da marca”, ressalta.
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A rede mais amada
É importante lembrar que o Instagram é uma rede que se destaca na capacidade de se adaptar às demandas do público. Logo, a rede é a mais queridinha pelos brasileiros.
Assim, ainda conforme o empresário Thiago Cavalcante, todas as redes sociais passam por um ciclo de lançamento, crescimento, amadurecimento e queda, e é importante acompanhar essas tendências.
Dessa maneira, diante do impacto do TikTok, o Instagram criou o recurso Reels, que ajudou a impulsionar a rede. “A tendência é que algumas redes caiam e outras ganhem atenção. O Instagram tem se mostrado capaz de se adaptar e se manter relevante para o público”, concluiu.