Elon Musk teria ordenado que funcionários do Twitter mudassem o algoritmo da rede social na madrugada da última segunda-feira (13) após um de seus tuítes ter sido visto menos do que uma declaração feita pelo presidente Joe Biden na plataforma. A partir do ajuste, mais de 90% dos seguidores do bilionário veriam suas postagens. Entenda a situação na reportagem a seguir.

Elon Musk e o Twitter
A informação foi divulgada pela newsletter Platformer, que é gerenciada pelo jornalista especializado em grandes tecnologias Casey Newton, que também é podcaster do New York Times. A notícia sobre a mudança da rede social teria sido divulgada pelo sobrinho do dono do Twitter, James Musk.
Veja também: ChatGPT por R$ 104,00 ao mês: saiba mais sobre a Inteligência Artificial
“Estamos prestes a corrigir o problema de engajamento na plataforma”, escreveu James Musk em um canal com engenheiros do Twitter no aplicativo de bate-papo Slack.
Os engenheiros criaram então uma ferramenta chamada “multiplicador de usuários” que, segundo o relatório, aumenta a projeção de tweets do bilionário, que também é dono da Tesla e da SpaceX.
No último dia 7, ainda segundo o Platformer, o dono do Twitter demitiu um dos principais engenheiros da equipe. O funcionário teria dito que os tweets de Elon Musk perderam seu alcance, pois o chefe perdeu popularidade. Algoritmos de redes sociais geralmente aumentam a visibilidade de publicações que retêm mais leitores.
Joe Biden supostamente provocou a frustração de Elon Musk ao expressar seu apoio ao Philadelphia Eagles na final do Super Bowl nas redes sociais, obtendo 29 milhões de visualizações. O dono do Twitter também expôs a sua torcida aos seguidores e obteve 9,1 milhões de visualizações. Depois disso, ele decidiu deletar seu tweet.
Os Eagles perderam o jogo para o rival Kansas City Chiefs, e Elon Musk pegou um jato particular para a Baía de São Francisco, onde fica o Twitter. Lá, o bilionário supostamente exigiu mudanças no código da linha do tempo da rede social, relata o boletim Casey Newton.
Repercussão
Usuários de redes sociais de todo o mundo começaram a apontar, na última segunda-feira (13), a superexposição dos posts de Elon Musk na aba “para você”, que foi criada no início de fevereiro com a promessa de uma curadoria personalizada para cada usuário. Nesta aba, entre as dez primeiras publicações exibidas durante a realização da reportagem, cinco eram do bilionário.
A decisão de Elon Musk de modificar o algoritmo a seu favor levou alguns usuários a bloqueá-lo. Na última quarta-feira (15), a hashtag #BlockElon ganhou as manchetes do mundo com quase 10 mil tuítes.
Segundo a agência de notícias Bloomberg, Elon Musk disse que deve permanecer à frente da rede social por cerca de mais um ano. O anúncio foi feito na quarta-feira durante a participação do bilionário na Cúpula Mundial de Governo, que reúne chefes de Estado, líderes locais e executivos em Dubai.
Em dezembro, o bilionário dono da Tesla abriu uma enquete perguntando se deveria continuar na direção do Twitter. Entre os participantes na pesquisa, 57,5% foram a favor da renúncia de Elon Musk.
Veja também: Evite comprar ESTES modelos de TV Box: são aparelhos PIRATA e serão bloqueados