Não é de hoje que a Apple vem sendo pressionada pelo mercado e pelas legislações da União Europeia (UE). A pressão é para que a empresa adote o padrão USB-C em seus celulares. Mas há uma boa notícia nessa história. Finalmente, a gigante americana cedeu e introduziu a mudança de entrada nos aparelhos com lançamento programado para este ano, como é o caso do iPhone 15.
No entanto, os mais recentes rumores sobre o assunto dão conta que a Apple estaria trabalhando para limitar a porta USB-C do iPhone 15 e dificultar o uso de acessórios não certificados pela empresa. Tal informação está presente em uma publicação feita por um usuário da rede social chinesa Weibo.
O indivíduo ainda afirma ter experiência de 25 anos trabalhando em processadores na Intel. De acordo com ele, a Apple estaria buscando limitar os modelos de iPhone 15 para não aceitarem qualquer cabo USB-C. Em outras palavras, o aparelho seria de uso exclusivo para cabos e acessórios certificados. Veja mais a seguir.

iPhone 15 e a polêmica do USB-C
De modo geral, os conectores USB-C, hoje em dia, possuem em suas pontas um microchip cuja finalidade é identificar padrões de carregamento, velocidade de transferência, além de confirmar a sua autenticidade.
A publicação no Weibo afirma que a Apple desenvolveu sua própria variante de USB-C para a linha iPhone 15. Nesse caso, a ferramenta estaria equipada com um microchip dedicado, que seria utilizado em cabos e acessórios feitos para iPhone — os Made For iPhone (MFi).
Dessa forma, ao tentar usar um cabo de carregamento não certificado por MFi, uma aviso na tela como “este acessório não é compatível”, poderá aparecer no exato momento em que o usuário conectá-los nos dispositivos Apple. À vista disso, não será possível recarregar o aparelho utilizando qualquer cabo USB-C presente em casa, mesmo que ele seja confiável.
O conhecido especialista em assuntos da Apple, Ming-Chi Kuo, mencionou algo semelhante a este novo rumor em novembro de 2022. Na época, Kuo disse que os modelos básicos do iPhone 15 terão a porta USB-C com velocidade de carregamento limitada. Por outro lado, as conexões das variantes Pro e Pro Max serão consideravelmente mais rápidas.
Por fim, ainda é válido destacar que o USB-C adotado na 10ª geração do iPad, iPad mini, iPad Air e iPad Pro não possui o chip autenticador especulado agora.
Saiba mais: Aplicativos de iPhone para LUCRAR semanalmente: confira a lista!
Combate à pirataria
Dentre outras coisas, a ação da Apple de criar acessórios originais, como essa envolvendo o iPhone 15, por exemplo, permite que a empresa lide com itens falsificados e potencialmente perigosos. Além disso, incentiva os clientes a adquirem produtos genuínos da marca para receberem uma comissão sobre os acessórios certificados pela MFi.
Até o momento, no entanto, não existem mais detalhes sobre os rumores mencionados. Apesar disso, novas informações devem surgir no decorrer dos próximos meses, à medida que a empresa avança no desenvolvimento da linha iPhone 15.
Veja mais: Verdade ou mito: carregar o celular até 100% DANIFICA o aparelho? Descubra