A maioria dos telefones celulares possui ações simples que podem aumentar a privacidade do seu dispositivo. Se você já foi a um local público como uma praça ou um restaurante, provavelmente já recebeu uma notificação pedindo para recomendar aquele lugar. No entanto, ao fazer isso, muitos se sentem menos seguros e podem até mesmo ter sua localização compartilhada por meio da recomendação. Falamos mais sobre o assunto na reportagem a seguir.

Ajustes de celular que aumentam a segurança
Alguns recursos são capazes de interromper esse tipo de rastreamento com fins publicitários, como o de localização, algoritmos específicos de redes sociais e até mesmo configurações de anonimato. Recursos adicionais, como autenticação de dois fatores, são alguns dos exemplos que podem ajudar a evitar golpes de clonagem. Em particular, a medida dificulta o acesso de fraudadores, pois é necessário um código ao usar seu número.
Veja também: ESTES 3 apps podem facilitar muito a sua vida: comece a usar ainda hoje
Outra maneira de manter sua privacidade é impedir que aplicativos específicos rastreiem suas atividades. A medida proíbe que terceiros usem informações de localização para fins comerciais. Para ativar o recurso, basta abrir qualquer aplicativo instalado recentemente e solicitar que o aplicativo não rastreie suas atividades.
Outra medida muito funcional envolve o uso do microfone e da câmera em determinados aplicativos que requerem acesso, como editores de vídeo, fotos ou aplicativos bancários. Para garantir maior segurança, uma boa opção é bloquear o acesso dado a esses aplicativos logo após utilizá-los.
Outros recursos que aumentam sua privacidade
Além das dicas acima, existem outros recursos que podem te ajudar muito na hora de manter sua segurança e privacidade ao usar o seu dispositivo móvel. Alguns aplicativos só permitem que você use seus dados de localização quando você está utilizando uma plataforma, como é o caso do iFood ou Uber.
Outros aplicativos podem ter esse recurso desabilitado na aba “Configurações” (Ajustes, para os celulares iOS) e, depois, em “Serviços de Localização”. Nesta guia, você pode verificar quais aplicativos estão usando sua localização. Em alguns casos, a guia “Localização precisa” pode ser desativada para limitar as informações sobre os lugares que você visita.
Fique atento
Com a popularização da internet, a exposição de informações pessoais na web se tornou uma questão cada vez mais preocupante. A internet oferece uma ampla gama de possibilidades e facilidades, mas também apresenta riscos para a privacidade e segurança das pessoas.
Ao compartilhar informações pessoais na internet, como nome, endereço, data de nascimento e informações financeiras, os usuários correm o risco de sofrer ataques cibernéticos, como phishing, vírus e sequestro de dados. Além disso, as informações compartilhadas podem ser usadas para fins maliciosos, como o roubo de identidade ou o acesso não autorizado às contas bancárias.
Outro perigo é o risco de exposição de informações sensíveis, como opiniões políticas ou religiosas, que podem ser usadas contra a pessoa em questão. Além disso, a exposição excessiva de informações pessoais também pode levar a uma invasão de privacidade e ao compartilhamento de informações desnecessárias com terceiros.
Por isso, é importante que os usuários da internet estejam cientes dos perigos de expor informações pessoais e tomem medidas para proteger sua privacidade e segurança. Isso inclui revisar as configurações de privacidade nas redes sociais, evitar compartilhar informações sensíveis e usar senhas fortes e únicas para cada conta online.
Veja também: NUNCA poste isso na internet: lista reúne 8 coisas proibidas