A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou uma ação na última semana em que apreendeu aparelhos de TV Box. De acordo com a entidade, foram mais de 1 milhão de dispositivos retirados de circulação. A justificativa da operação foi a segurança de dados dos usuários, que tinham suas informações, como contas bancárias, expostas na internet.
Além do mais, a agência também fez um alerta para o fato de muitos usuários realizarem a prática do Gato Net. Ou seja, terem acesso a canais de televisão por assinatura pagos, de forma indevida. Por essas razões, muitos dispositivos de TV Box foram apreendidos.
Diante disso, muitas pessoas estão preocupadas, acreditando que o dispositivo foi proibido no país. Contudo, não é bem assim que funciona. Continue lendo esta matéria para saber o que, de fato, aconteceu.

A Anatel proibiu a TV Box? Entenda
Antes de mais nada é importante deixar claro o que é uma TV Box. Como já dito antes, o dispositivo permite que os usuários acessem diversos canais de televisão. Na realidade, esse aparelho é utilizado por aqueles clientes que desejam ter uma Smart TV, televisão com acesso a internet. Através dele, é possível acessar a rede, com um aparelho de televisão comum.
Conforme já explicado, na última semana, a Anatel apreendeu diversas TV Box. Ao todo, foram 1,4 milhões de aparelhos retirados fora de circulação em todo o território nacional. Existem, basicamente, dois motivos para a medida.
Em primeiro lugar, o número de golpes envolvendo os dados bancários dos usuários aumentou bastante. Acredita-se que é possível instalar vírus em alguns desses aparelhos, que podem acessar essas informações, através da rede Wi-fi. Então, a Anatel precisou averiguar quais dispositivos possuíam tais vírus, com a finalidade de diminuir os casos de golpes. Mas, também existe outra razão para a medida da entidade.
As empresas donas de canais de TV digital relataram um prejuízo bilionário, por conta da pirataria. Então, a Anatel apreendeu os dispositivos para evitar o Gato Net. Ao contrário do que está sendo divulgado, esse dispositivo não foi proibido. Na realidade, existem muitas marcas que atendem aos requisitos da agência reguladora.
Veja também: Novo modo do TINDER está dando o que falar: aprenda a usar o novo recurso do app
Veja quais são as melhores opções
Diante disso, os interessados no aparelho de TV Box, devem prestar atenção a alguns detalhes antes de efetuar a compra. A primeira dica é optar por marcas já conhecidas. Em geral, marcas famosas não possuem problemas de vírus, muito menos de piratear. Afinal, não querem associar sua imagem a crimes. O mesmo é válido para lojas. Busque comprar de lojas conhecidas.
Uma boa dica, caso você não conheça a marca é buscar pelo selo regulador da Anatel. Caso a empresa atenda a todos os requisitos de segurança, a entidade irá conferir um selo no aparelho de TV Box. Se a compra for efetuada pela internet, não há como ver o selo físico. Mas, tem como saber se ele foi homologado pela Anatel. Basta acessar o portal Mosaico da entidade, através deste link: https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml.
Veja também: Saiba quais aparelhos poderão receber o NOVO ANDROID; o seu está na lista?