CHOCANTE! Conheça o “Neuralink”, novo CHIP cerebral para humanos; como isso funciona?

- PUBLICIDADE -

Em primeiro lugar, é importante mencionar que o projeto Neuralink faz parte de uma empresa fundada por Elon Musk com o objetivo de desenvolver tecnologias que possibilitem a conexão direta entre o cérebro humano e computadores. Com efeito, a ideia é criar uma interface que permita a comunicação direta entre nossos pensamentos e os dispositivos eletrônicos ao nosso redor.

A tecnologia que está sendo desenvolvida pelo projeto Neuralink é baseada em implantes aéreos, dispositivos suspensos que podem ser colocados na superfície do cérebro, a fim de captar sinais neurais e traduzi-los em ações eletrônicas. Quer saber mais? Leia o texto abaixo!

- PUBLICIDADE -
CHOCANTE! Conheça o “Neuralink”, novo CHIP cerebral para humanos; como isso funciona?
Parece filme de ficção científica – Foto: divulgação

Como funciona o chip cerebral?

A Neuralink, empresa de biotecnologia do bilionário Elon Musk, começou a recrutar voluntários para testes de chips cerebrais. Em dezembro passado, Musk anunciou que os transplantes humanos começavam em seis meses. A tecnologia da Neuralink é promissora no tratamento de lesões cerebrais graves, como cegueira e paralisia.

Interrogado sobre os perigos de implantar um microchip no cérebro de uma pessoa o bilionário responsável pela empresa disse que serão extremamente cuidados para garantir que tudo funcione bem, antes de realmente colocar o dispositivo em humanos.

- PUBLICIDADE -

Esses implantes são projetados para serem minimamente invasivos, o que significa que o procedimento para colocá-los no cérebro é relativamente simples e pode ser realizado por um neurocirurgião.

Musk disse que já enviou a maior parte dos documentos necessários para a Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa. Na ocasião, em dezembro do ano passado, o empresário projetou que em cerca de seis meses seria realizada a primeira conexão neurológica em um ser humano .

Veja também: Especialização GRÁTIS na área de tecnologia: 3 MIL vagas abertas, confira

Como participar da seleção da Neuralink?

Os interessados em participar vão encontrar um formulário de registro no site da Neuralink (https://neuralink.com/). Os voluntários devem morar nos Estados Unidos e ter pelo menos 18 anos de idade. Além disso, devem ter qualquer tipo de condição médica associada ao cérebro como paraplegia, perda de visão, tetraplegia ou surdez.

Segundo a proposta da empresa, o chip funcionará por meio de sinais cerebrais que enviam informações para controlar aparatos eletrônicos. A tecnologia ainda será capaz de regular os hormônios. A meta do projeto Neuralink é criar uma verdadeira “interface cérebro-máquina”, permitindo que as pessoas controlem dispositivos eletrônicos com seus pensamentos, sem precisar de nenhum tipo de fio ou dispositivo externo.

Isso pode abrir novas possibilidades para pessoas com deficiências físicas, além de possibilitar novas formas de interação humano-computador. Todavia, é importante destacar que o projeto Neuralink ainda está em fase de desenvolvimento e testes, e ainda há muitos desafios a serem superados antes que a tecnologia possa ser amplamente disponibilizada ao público.

Mas, sem dúvida, o projeto representa uma verdadeira revolução na forma como se pensa sobre a interação humano-computador e sobre as possibilidades do cérebro humano.

Veja também: Conheça sites e apps GRATUITOS para testar a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Investigação de abuso da Neuralink

A Neuralink está sob investigação federal nos Estados Unidos. De acordo com informações publicadas pela Reuters, as autoridades americanas querem saber se a empresa de Musk, que também é dono do Twitter, violou o bem-estar animal durante os testes de laboratório.

As investigações começaram há alguns meses após denúncias de funcionários da Neuralink. Eles alegaram que estavam sob pressão para acelerar os experimentos, o que ocasiona sofrimento desnecessário e morte aos animais usados ​​nos testes.

Veja também: Google prepara nova opção para DESBANCAR inteligência artificial: veja como pode funcionar

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://mauriciofreitas.com.br
Mauricio Freitas é jornalista com mais de 30 anos de experiência, conhecido por sua atuação exemplar no campo da comunicação. Atualmente, ele é o CEO e Editor Responsável do portal, onde se destaca por sua liderança visionária e compromisso inabalável com a qualidade jornalística. A publicação do Portal Mauricio Freitas é um dos empreendimentos da Maurício Freitas Comunicação Ltda. Para entrar em contato, envie um e-mail para: [email protected].

Veja mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nublado
21.9 ° C
23.4 °
21.7 °
91 %
2.1kmh
100 %
sex
23 °
sáb
19 °
dom
23 °
seg
24 °
ter
26 °

Mais Lidas