Já é possível detectar sintomas de AVC usando apenas um aplicativo; confira!

O FAST.AI é um aplicativo que utiliza inteligência artificial (IA) para identificar AVC (Acidente Vascular Cerebral) sem a intervenção de um médico, detectando assimetria facial, fala arrastada e fraqueza nos braços, sinais comuns de derrame. Ainda em desenvolvimento, pesquisas indicam se o app é eficaz. Saiba mais!

App para detectar sintomas de AVC

O aplicativo FAST.AI consegue identificar sintomas com base em imagens e sensores. É também importante dizer que estudos envolvendo 270 pacientes na Bulgária revelaram que a tecnologia tem precisão de 97% em detectar assimetria facial e 72% em detectar fraqueza nos braços.

A recuperação de um derrame pode ser significativamente melhorada se o tratamento for iniciado dentro de três horas após o evento. Dessa forma, durante esse período, o paciente pode receber medicamentos para dissolver coágulos que impedem o fluxo de oxigênio para partes do cérebro.

E assim, com o uso do app, o tempo entre o derrame e o início do tratamento pode ser reduzido, resultando em uma recuperação mais eficaz e possibilitando a salvação da vida.

Veja também: Conheça o ‘TikTok de texto’: novo aplicativo dos criadores do Instagram está fazendo o maior SUCESSO

Tudo sobre o novo app

Veja a seguir as informações que você precisa saber sobre esse novo aplicativo:

  • O aplicativo FAST.AI ainda não foi lançado oficialmente;
  • Seu objetivo é detectar AVCs logo no início com a ajuda da inteligência artificial para identificar sinais;
  • Alguns sinais comuns de AVC incluem: assimetria facial, fraqueza nos braços e alterações na fala;
  • Os pesquisadores esperam expandir a tecnologia para outros dispositivos e plataformas;
  • No entanto, os especialistas alertam que o aplicativo não deve ser usado como ferramenta de diagnóstico; ela não substitui a consulta a um médico.

Dessa maneira, resultados iniciais serão revelados na próxima semana na Conferência Internacional de AVC da American Heart Association (Associação Americana do Coração).

De acordo com Radoslav I. Raychev, principal autor do estudo e neurologista vascular da Universidade da Califórnia em Los Angeles, o objetivo do app é claro: detectar o AVC logo no início. Ainda segundo Raychev, desde a fase inicial de pesquisa, o aplicativo foi testado em centenas de pacientes. “Ele também foi projetado para identificar fala anormal, mas essa funcionalidade ainda não foi testada em pacientes”, disse ele.

Entretanto, especialistas afirmam que um aplicativo de detecção de sintomas de AVC em smartphones é uma boa ideia, mas deve ser utilizado apenas para fins educacionais sobre os sinais da doença, e não como ferramenta de diagnóstico.

Assim, alguns especialistas alertam sobre o perigo de um resultado falso negativo, que pode levar a consequências irreparáveis, como desestimular alguém a procurar ajuda médica.

AVC: um perigo

Brasileiros precisam ter cautela, pois dados do portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, apontam o AVC (Acidente Vascular Cerebral) como a principal causa de mortes no Brasil.

E também, segundo a World Health Organization (Organização Mundial de Saúde), 15 milhões de pessoas sofrem derrames por ano, resultando na morte de 5 milhões e incapacitando permanentemente outros 5 milhões em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui