O Tik Tok se configura como a principal rede social da atualidade. Desde antes da pandemia do Covid-19, muitos jovens passaram a usar a plataforma. Contudo, foi no período de isolamento social, que bateu recordes de instalação, de acordo com dados das próprias lojas virtuais (Apple Store e Play Store).
Embora os jovens amem a rede social, os adultos veem com preocupação. Muitas vezes, os adolescentes se distraem com os conteúdos publicados no Tik Tok. Então, o Governo dos Estados Unidos proibiu que a plataforma fosse utilizada nas escolas. Críticos da medida enxergam motivos ocultos para tal proibição. Continue lendo esta matéria para entender o porquê o Governo norte-americano tenta barrar o avanço da rede social chinesa.
Tik Tok proibido nos Estados Unidos: entenda a medida do Governo americano
Antes de mais nada é importante deixar claro que o Governo americano sempre teve receio com o Tik Tok. Como já dito antes, o país proibiu que os adolescentes usem a rede social em salas de aula. Antes da medida, os funcionários do Governo foram proibidos de instalar a plataforma em seus dispositivos. Mas, essa guerra contra a rede social chinesa já existe faz tempo e envolve uma série de interesses políticos e econômicos.
Em 2020, durante a pandemia do Covid-19, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai bloquear o Tik Tok do país. A fala gerou grande repercussão e foi vista como autoritária. Neste ano, com o Joe Biden na presidência, o Governo continua impondo restrições à rede social chinesa.
A alegação dos Estados Unidos é a preocupação com as crianças. Mas, especialistas em educação infantil não enxergam sentido na proibição. A empresa Byte Dance, especializada em tecnologia, acredita que os motivos para a restrição são políticos.
Atualmente, a principal concorrente do Tik Tok é a rede social americana Instagram. Na realidade, a plataforma é da mesma empresa do Facebook. Assim que o formato de vídeos curtos presentes na rede chinesa viralizaram nos Estados Unidos, o Instagram lançou o Reels.
Trata-se de uma ferramenta que possui a mesma finalidade do Tik Tok: permitir que os usuários compartilhem vídeos curtos, no formato vertical. Mesmo com a nova plataforma, o Instagram continua ficando em segundo plano. Os jovens americanos preferem o Tik Tok.
A rixa entre essas duas empresas reflete a briga entre China e Estados Unidos pelo domínio da economia mundial. Nos últimos anos, o país asiático cresceu mais do que os EUA, demonstrando ser um forte rival.
Veja também: Veja como OCULTAR a foto do seu WhatsApp para pessoas específicas: recurso aumenta a privacidade!
Adolescentes preferem a rede social chinesa por conta da vida real
Diferentemente do Instagram, o Tik Tok possui diversas campanhas que incentivam os jovens a estudarem. A plataforma é considerada um espaço para que adolescentes possam se expressar de maneira real.
Uma das principais queixas de quem migra para a plataforma chinesa é de que o algoritmo do Instagram privilegia apenas influenciadores ricos e considerados bonitos. Existem estudos que associam o uso do Instagram com o aumento nos índices de depressão e ansiedade.