Recentemente, o Banco Central (BC) determinou que as instituições financeiras informem novas fontes relativas aos valores esquecidos para que o dinheiro possa retornar aos consumidores assim que possível. A consulta pode ser realizada através de uma plataforma virtual específica.
Quer saber mais sobre o dinheiro e sobre a plataforma responsável pela consulta dos valores? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhum detalhe sobre o assunto!
Banco Central determina devolução de valores esquecidos
Como dito anteriormente, o BC solicitou que as instituições financeiras informem se há novos tipos de fonte de dinheiro esquecido a partir do mês de janeiro do ano que vem, mesmo que o Sistema de Valores a Receber (SVR) ainda esteja suspenso. Com a decisão do órgão, o montante deve chegar a R$ 4,6 bilhões.
Dessa forma, no ano que vem os bancos deverão liberar mais informações sobre algumas fontes de dinheiro, conforme previsão da Instrução Normativa BCB 336, de 8 de novembro de 2022. Confira:
- Contas de pagamento pós-pagas e pré-pagas que tenham sido encerradas com saldo disponível;
- Contas relacionadas a registros de sociedades corretoras de valores e títulos imobiliários ou sociedades distribuidoras de valores e títulos para registro de operações de usuários que também tenham sido encerradas com saldo positivo;
- Outras situações em que haja valores a devolver e que sejam reconhecidas pelas instituições.