Operação Águas Limpas faz vistorias nas praias agrestes de Balneário Camboriú

0
128

A Operação Águas Limpas Costa Brava esteve nas praias de Estaleiro e Taquaras em Balneário Camboriú na quinta-feira (8). Foram feitas vistorias em pontos que possam estar poluindo as praias. Nesta sexta-feira (9), a equipe da operação estará no Estaleirinho.

No primeiro dia, ocorreram orientações sobre a regularização do saneamento básico e verificação em pontos com água empoçada. Realizada pelas secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Obras, com EMASA e Vigilância Sanitária e Guarda Ambiental, a Operação Águas Limpas visa recuperar os recursos hídricos da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava e identificar pontos de ligações clandestinas ou inadequadas de esgoto.

As ações de despoluição são feitas em todos os recursos hídricos localizados nas três praias para prevenir e remediar contaminações. Essas contaminações por esgoto sem tratamento adequado causam a morte de espécies aquáticas e doenças infecciosas nos humanos, além de repercutirem negativamente na qualidade das praias e no potencial turístico.

A Operação Águas Limpas Costa Brava, que começou em abril de 2018, faz também campanha de conscientização, com a entrega de materiais informativos em escolas e associação de moradores.

“A operação consolida um conjunto de atribuições de vários órgãos governamentais para um objetivo uno: preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos da região da APA, trabalhando, inclusive, com educação e orientação junto ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 da ONU, que trata sobre água potável e saneamento”, diz a coordenadora da operação e diretora do Departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente, Nayara Miotto Hirsch.

Comente com o Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui