O marketing pessoal nas mídias sociais

0
637

Pode parecer meio egolatria, mas no mundo atual se faz bastante necessário promover o marketing pessoal nas mídias sociais.

Existem várias maneiras de utilizar as redes sociais para o nosso benefício e, se você ainda não está se promovendo, saiba que pode estar perdendo oportunidades.

Quer saber mais sobre qual é a melhor maneira de utilizar as redes sociais a seu favor?

Então leia este artigo até o fim e receba algumas dicas para começar a se promover agora!

Não é todo mundo que consegue “vender o seu peixe” nas redes sociais.

Pode até parecer estranho tendo em vista que grande parte das pessoas possuem uma conta em plataformas como Facebook, Twitter ou Instagram.

Acontece que muitas pessoas apenas utilizam essas redes para manter contato com amigos, conversar, compartilhar notícias e se divertir um pouco.

Porém, as redes sociais são excelentes ferramentas de marketing pessoal e, quem ainda não utiliza esses meios para se promover pode estar perdendo chances de negócios.

Qual é a melhor maneira de usar as redes sociais para me promover?

Ainda é difícil mensurar a respeito de qual seria a linha tênue para dividir o lado pessoa do profissional diante das redes sociais.

Já vimos na mídia algumas notícias de pessoas que perderem seus empregos depois de postarem algo negativo (na visão da empresa) no Facebook.

Sendo assim, como posso, de fato, usar fazer meu marketing pessoal nas mídias sociais?

A alternativa mais indicada para promover e fazer o seu marketing pessoal na internet seria a de fazer dois perfis. Um para assuntos pessoais e outro apenas para divulgar questões relacionadas ao trabalho.

Até porque, com o uso massivo das redes sociais, hoje não se vê muito limite sobre até que ponto você deve, por exemplo, chamar alguém no inbox do Facebook às 22 horas para falar de trabalho.

Devido a facilidade, parece que as pessoas não percebem que isso pode ser um incômodo já que, teoricamente, do outro lado, o receptor precisa apenas responder através de seu celular ou notebook.

É por isso que, se você deseja tentar ao menos separar um pouco tudo isso, e até ter mais liberdade de expressão em seu perfil, o ideal é que você crie um apenas para tratar de assuntos profissionais.

Sendo assim, no perfil profissional você irá adicionar apenas pessoas relacionadas ao trabalho.

Página ou perfil?

Essa é uma das grandes dúvidas que as pessoas têm a respeito de como divulgar no Facebook, é se vale a pena criar uma página ou apenas um perfil. Tudo vai depender do seu objetivo.

Vamos supor que você é um empreendedor individual, que vende bijuterias na internet e quer fazer o seu marketing pessoal nas mídias sociais.

Neste caso, uma página pode ser a melhor escolha, tendo em vista que você poderá criar anúncios e divulgar as fotos de suas criações e joias.

Agora, suponhamos que você é um produto de conteúdo ou escritor de poesias, e quer ter um espaço no Facebook apenas para divulgar seus textos e poemas.

Neste caso, ter um perfil profissional exclusivo para postar seus trabalhos pode ser o ideal, tendo em vista que neste caso a utilização de anúncios não será tão necessária.

Você é produtor de conteúdo

Para cuidar da sua imagem e fazer o seu marketing pessoal nas mídias sociais é preciso, antes de tudo, analisar o seu posicionamento diante da internet.

Com essas plataformas, nós deixamos de ser apenas receptores e passamos a produzir conteúdo. Frequentemente, desde uma imagem postada, um pensamento ou qualquer coisa que possa transmitir uma ideia de sua personalidade.

Lembra do Orkut?

Através das comunidades que você participava, era possível traçar um perfil e ter uma breve noção de suas ideias, preferências, senso de humor e, inclusive, uma ideia de seu perfil profissional.

É claro que uma boa análise, principalmente em relação a trabalho, não deve ser mensurada por perfil e preferências nas redes sociais.

Porém, vale lembrar que os departamentos de RH já estão utilizando dessa estratégia.

O marketing pessoal pode ser utilizado para impactar pessoas e atingir seu objetivo. E as redes sociais são hoje as principais armas nessa jornada.

Fotos e imagens

Não importa qual seja o seu ramo profissional, fazer o seu marketing pessoal nas mídias sociais requer bom senso.

Use esses espaços para publicar o que faz sentido e o que está de acordo com a sua carreira, e conteúdo que agregue valor e que tenha coerência.

Fique atento às imagens e fotos que você publica, pois essas mídias costumam ser as mais impactantes nas redes sociais.

Dicas de marketing pessoal nas mídias sociais

  • Publique com bom senso
  • Coloque conteúdo interessante a respeito de sua área de atuação
  • Não post com tanta frequência
  • Pense: eu preciso mesmo dizer isso?
  • Não publique indiretas
  • Cuide da sua imagem profissional
  • Deixe as piadas para o seu perfil pessoal

Leia também neste artigo que escrevi aqui com 10 Dicas de Como se Comportar nas Redes Sociais.

marketing pessoal nas mídias sociais

Comente com o Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui