Afinal de contas o que é o Marketing Digital?

0
219

Afinal de contas o que é O marketing Digital e quais são as principais diferenças em relação ao marketing tradicional?

É sobre isso que eu falarei neste artigo.

Com o surgimento da internet e de todo o ambiente digital vários novos recursos foram se tornando disponíveis.

Recursos estes que tornaram o marketing digital muito poderoso em relação ao marketing offline, ao marketing tradicional.

Dentre as muitas vantagens é que tem um ele tem alcance Global.

Através da internet você consegue alcançar o mundo inteiro, através da tela do computador.  

Então você quiser fazer uma campanha Global, se você quiser que seu produto seja conhecido do Brasil inteiro, não tem mais que lidar com um problema de logística, de entrega, pensar em questões físicas, em folder no papel, em um flyer que tem que ser impresso e distribuído, pensar em transporte para a distribuição para as diversas regiões.

Você poderia alcançar o Brasil inteiro através de uma campanha de propaganda em redes de televisão, mas este método sempre um tipo de publicidade muito cara e destinada somente as grandes marcas.

Um outro grande benefício do marketing digital é que ele interativo.

Além disso a internet é um caminho de Mão Dupla, você não vai só expor as suas ideias e mostrar a sua marca para o público.

Você também vai escutá-lo, e isso é poderosíssimo.

Mas não basta só escutar e dar uma resposta padrão não.

Toda informação que é dada para você através do seu público, seja o comportamento dele, seja as opiniões e informações demográficas, são valiosíssimas, para que você consiga adaptar ao seu conteúdo da sua mensagem ou até adaptar seu produto, para aumentar sua eficiência.

Um outro grande benefício do marketing digital, e esse eu acho que é um dos mais importantes, é que você pode ser bem assertivo em seus investimentos e hoje em dia ninguém pode se dar ao luxo de desperdiçar dinheiro ou não saber se o seu dinheiro está sendo bem gasto.

E porque você pode ser bem assertivo?

Primeiro que no marketing digital você consegue fazer segmentações muito avançadas para alcançar o seu público.

Eu falei que o marketing digital é global, mas ao mesmo tempo você pode definir por exemplo que seus anúncios e o seu conteúdo sejam mostrado somente para pessoas acima de 25 anos, no Estado de São Paulo, que gostam de esportes radicais.

Através da segmentação você pode fazer testes em tempo real colocar várias versões do mesmo anúncio para ver qual deles tem melhor performance.

Isso e é legal porque é tudo metrificado, você sabe quantas vezes seu anúncio é visto e sabe quantas vezes é clicado e pode fazer alterações se algo não está indo bem.

Ao contrário dos anúncios tradicionais do marketing offline, você não precisa esperar para imprimir de novo, você não precisa esperar todo um processo demorado de impressão para mudar o que não está performando legal.

Você acompanha tudo em tempo real, fica sabendo na hora qual anúncio não funciona e qual conteúdo não está bom.

Você não precisa esperar nada, você mesmo ou o seu profissional de marketing digital podem modificar as campanhas online.

Outro ponto é que aquela publicidade invasiva, a publicidade tradicional, que está baseada em te interromper enquanto você consome seu conteúdo, está mudando muito com a internet e o marketing tem que mudar com ela.

Hoje as pessoas conseguem ir atrás o que elas querem, elas conseguem buscar o conteúdo que elas querem, no momento que elas querem.

Muitas pessoas preferem assistir Netflix, do esperar a programação das Tvs abertas e canais fechados, para assistir um filme com intervalo comercial.

Outros assinam o Spotify ao invés de esperar no rádio, o momento certo escutar a música.

Essa mudança de paradigma, essa mudança na maneira como as pessoas estão consumindo conteúdo faz com que o marketing tenha também que se adaptar.

Hoje não adianta você só investir em publicidade tradicional e por exemplo colocar um outdoor no meio do caminho das pessoas.

Você tem que também atrair seu público.

A sua concorrência não é mais as pessoas que estão disputando os orçamentos de mídias, as outras marcas.

A sua concorrência também são todos outros produtores de conteúdo profissionais ou não, que vão atrair o seu público  

Então você tem que começar a pensar da mesma maneira, pensar em como atrair as pessoas para seu produto.

Mas como eu faço para atrair o meu público?? I

Isso é o Inbound Marketing uma outra ótima vantagem do marketing digital que nós vamos falar no próximo artigo aqui no Blog.

 

Comente com o Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui