Facebook como ferramenta de marketing político

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Facebook como ferramenta de marketing político.Quanto tempo você passa navegando no Facebook?

Lendo notícias, comentando nos posts de amigos, compartilhando mensagens com as quais se identifica.

A resposta provavelmente é mais tempo do que você gostaria de admitir.

Então, por que não utilizar o Facebook como ferramenta de marketing político?

Em 2016, com as novas regras estabelecidas pela Reforma Eleitoral de 2015, é permitido anunciar a pré-candidatura no Facebook.

Dessa forma o candidato tem bastante tempo para construir sua imagem e se posicionar fortemente na internet.

Outro fator que tornar o Facebook extremamente importante para as campanhas eleitorais é o crescimento exponencial da rede no Brasil.

Nós já somos o segundo país com maior número de usuários, as ações de interação e engajamento também apresentam números intimidadores.

Mas pelas mesmas razões, é necessário maior investimento na construção da página no Facebook e seus principais elementos.

Da mesma forma que a popularidade de um candidato pode saltar do dia para a noite, pode parar de existir se o conteúdo publicado não for adequado.

Construção da página e seus principais elementos

Assumir uma identidade digital no Facebook é o primeiro passo rumo à uma campanha online bem-sucedida.

Antes de tudo, é preciso criar uma fan page ao invés de um perfil como usuário – que tem limite de cinco mil amigos.

Depois, é preciso que toda a linguagem e conteúdo dessa fan page esteja 100% sincronizada com todo o restante da campanha e demais canais de marketing político.

As informações inseridas devem ser detalhadas, reais e claras. A identidade visual do candidato começa no perfil desta fan page, portanto, deve conter nome, número de voto, partido, cargo pretendido etc.

Geração de conteúdo para o Facebook e automatização

O mais recomendado é que o conteúdo para o Facebook seja exclusivo, principalmente por se tratar de uma linguagem diferenciada e com alta capacidade de reprodução.

Os textos não podem ser longos, por ser um aplicativo bastante dinâmico. Imagens e vídeos seguram mais a atenção do usuário do que textos puros.

Também é interessante a inclusão de hashtags, até para facilitar o monitoramento de propagação.

Os comentários, curtidas (e mais recentemente, as reações) e compartilhamento fornecem uma ideia bastante real da reação do público e atuam como termômetro de intenção de voto.

Construção da base de fãs no período pré-eleitoral

Com a Reforma Eleitoral de 2015, o Facebook se tornou o aliado perfeito para a construção da base de fãs no período pré-eleitoral.

Apesar de não ser permitido o pedido direto de voto, se declarar candidato, expor as ideias, propostas e planos para governo não só é permitido, como recomendado para maiores chances de eleição.

O próprio Facebook oferece ferramenta para segmentação de público-alvo, de forma a direcionar o conteúdo para pessoas relevantes e interessadas nele.

Esses usuário divulgarão as ideias do post e atuarão como influenciadores para seus amigos.

Os eleitores que curtirem a página e assinarem o feed de notícias do candidato se manterão atualizados quanto à agenda, as propostas de governo.

O  canal, oferece a oportunidade, de interagir, questionar, opinar e ajudar na construção do plano de governo em caso de eleição.

Mensuração de resultados

As ferramentas para mensuração de resultados da campanha política no Facebook são praticamente infinitas.

Atualmente, existem os mais diversos aplicativos e plugins que fornecem variados relatórios e análises com informações detalhadas do perfil do leitor, o tipo de conteúdo que mais atrai interação e agrada ao público.

O planejamento do marketing político digital deve englobar todas as plataformas pertinentes e relevantes para a campanha do candidato e o monitoramento e mensuração de resultados são o que tornam a presença online válida.

Compartilhe nos comentários sua opinião sobre o Facebook como ferramenta de marketing político e conte-me sua experiência.

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